Por vídeo vazado, Toro Rosso revela presença do líder da Super Formula no TL1 do Japão

Naoki Yamamoto, bicampeão e atual líder da Super Formula vai estrear na F1 com uma participação no primeiro treino livre do GP do Japão. A novidade foi confirmada sem querer pela Toro Rosso, em vídeo já deletado

Foi sem querer, mas a Toro Rosso revelou a presença de um convidado especial no GP do Japão. Um vídeo publicado por engano no YouTube da escuderia – e já deletado – trouxe o anúncio da participação de Naoki Yamamoto no primeiro treino livre em Suzuka.
 
Yamamoto, bicampeão e atual líder da Super Formula, já era alvo de rumores a respeito de ao menos um teste na Fórmula 1. Piloto da Honda, o japonês de 31 anos se encaixa como uma luva – o GP do Japão acaba sendo caseiro tanto para piloto quanto para fornecedora de motor.
 
"Eu quero, antes de tudo, agradecer a todos por essa grande oportunidade”, disse Yamamoto no vídeo vazado. “Agradecer a Toro Rosso, a Red Bull e a Honda. Eu vou pilotar um carro de Fórmula 1 em Suzuka, que é minha corrida caseira. Estou muito empolgado para pilotar. Espero ver todos os fãs japoneses em Suzuka”, seguiu.
A Toro Rosso vai testar Naoki Yamamoto em Suzuka (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

O anúncio oficial deve acontecer ainda no começo da semana, quando equipes de F1 costumam divulgar material relativo ao próximo GP. O comunicado também vai servir para saber quem, Pierre Gasly ou Daniil Kvyat, vai ceder o carro ao estreante.

 
Yamamoto, assim, será o primeiro japonês a participar de um fim de semana da F1 desde o GP de Abu Dhabi de 2014, quando Kamui Kobayashi se despediu da categoria. O novato pode, sim, sonhar com uma carreira na principal categoria do automobilismo: só os títulos da Super Formula e do Super GT em 2018 já renderam pontuação suficiente para alcançar a superlicença.
 
O GP do Japão acontece neste fim de semana. A corrida é a 17ª da temporada 2019.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.