Porta-voz nega envolvimento da Ferrari com ex-engenheiro da Mercedes em novo caso de espionagem na F1

A Ferrari, por meio de um porta-voz, negou qualquer envolvimento com Benjamin Hoyle, o ex-engenheiro da Mercedes que está sendo processado pela equipe alemã, acusado de ter roubado dados confidenciais, com a intenção de entregá-los à escuderia italiana

Depois da notícia de que a Mercedes está processando um ex-engenheiro por roubo de dados e que a intenção do profissional era de entregar as informações confidenciais à Ferrari, a equipe italiana veio a público e negou qualquer envolvimento com o novo caso de espionagem da F1. 
 
Nesta terça-feira (8), a agência de notícias 'Bloomberg' revelou que a Mercedes entrou com uma ação legal contra o engenheiro Benjamin Hoyle, que trabalhava no departamento de performance de motor da esquadra prateada desde 2012. De acordo com a esquadra de Stuttgart, o funcionário fez cópias de arquivos sigilosos antes da transferência para a Ferrari no próximo ano.
Ferrari nega conversa com Hoyle (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Entretanto, um porta-voz do time ferrarista negou qualquer envolvimento da marca com o engenheiro e afirmou que não contrato para um "futuro próximo".
 
Ainda, de acordo com a publicação italiana ‘Omnicorse’, "Hoyle e a Ferrari tiveram apenas uma conversa informal e que o engenheiro também tentou outras equipes".
 
No processo, a Mercedes alegou que as "atitudes de Hoyle foram calculadas para destruir ou danificar seriamente a relação de confiança" que ele tinha com a marca. "Benjamin Hoyle e, potencialmente, a Ferrari tiveram uma vantagem ilícita."
 
A escuderia bicampeã do mundo também deixou claro que não vai mais comentar o assunto, mas já tomou as providências legais para evitar que Hoyle seja contratado por outras equipes no ano que vem.
 
O caso lembrou o escândalo de espionagem que envolveu, em 2007, a McLaren e a Ferrari. No chamado caso ‘Spygate’, o então ex-chefe de mecânicos da Ferrari, Nigel Stepney entregou ao engenheiro Mike Coughlan, da McLaren, um extenso dossiê com informações confidenciais sobre o projeto da equipe italiana. 
 
A polêmica foi descoberta e causou a saída do inglês após 15 anos, e também na maior multa já aplicada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo)  a um time de F1 – US$ 100 milhões. A McLaren também foi desclassificada do Mundial de Construtores de 2007.
 

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Posted by Grande Prêmio on Terça, 8 de dezembro de 2015

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