Prancheta GP: Detalhes do impressionante W11 mostram pragmatismo da Mercedes

A Mercedes, de novo, deu uma aula de excelência. A equipe alemã não só trouxe à pista uma evolução do carro do ano passado, como também foi capaz de projetar soluções revolucionárias para a temporada 2020. Por isso, o Prancheta GP mostra todos os detalhes do W11

ASSISTA AO PRANCHETA GP

A Fórmula 1 vive em 2020 uma temporada de transição, uma vez que o regulamento deve alterar drasticamente a partir do próximo ano. Portanto, as regras em relação ao campeonato passado pouco mudaram, o que deu a chance às equipes de trabalharem em soluções mais eficazes para tudo aquilo que não funcionou em 2019. Dentro desse cenário, a hexacampeã Mercedes se mostrou pragmática na concepção do seu W11. 

 
O W11 é impressionante, ao contrário dos dois modelos rivais, precisamente por causa de sua característica evidente de o carro que integra soluções revolucionárias em comparação com o conceito anterior, de uma maneira limitada, pelo menos visualmente. Pretendemos dizer que a principal novidade diz respeito à adoção de novas entradas altas nos sidepods, graças à redução dos cones anti-intrusão, adaptando o carro ao conceito introduzido pela Ferrari no SF70H em 2017.
Na visão lateral, há uma dupla impressão visual. Uma forte continuidade com o conceito aerodinâmico anterior, também para a adoção dos mesmos desvios de fluxo na frente dos lados, na última versão introduzida em Suzuka. Ao mesmo tempo, no entanto, o refinamento extremo dos sidepods é nítido, reduzindo drasticamente a seção da carroceria nessa área (Ilustração: Paolo Filisetti)
O chassi é estreitado na parte traseira e, com ele, uma instalação precisa da unidade de potência, permitiu o arranjo atual dos radiadores, fortemente inclinados. O objetivo, graças a uma melhor dinâmica de fluidos internos, é reduzir o arrasto que penalizou o W10 em reta. No restante, o W11 é pontuado por soluções refinadas, como as entradas de ar dos freios dianteiros e os novos suportes de pivô e suspensão. Tudo isso dá a sensação de integração bem-sucedida das novidades, em um projeto de desempenho geral já sólido.
 
Na prática, o princípio seguido em Brackley parece ser o de implantar imediatamente um carro maduro, cujo comportamento na pista é absolutamente consistente com o carro do ano passado, sem surpresas. Onde, no entanto, há a sensação de que as principais inovações são ocultadas pela carroceria, é a unidade de potência. Apenas o arranjo diferente de radiadores é identificável a partir das formas externas, mas, a partir de nossas fontes, em Brixworth, a equipe dirigida por Andy Cowell parece ter revolucionado a unidade de energia em comparação com a de 2019.
As entradas altas dos sidepods são o elemento de maior diversidade em comparação com o W10. Você pode ver os defletores da ponte acima deles. No bico, são visíveis as orelhas ‘L’ invertidas, introduzidas na Espanha no ano passado (Ilustração: Paolo Filisetti)
Motor endotérmico e peça híbrida, sem a exclusão de qualquer componente de uma reforma que não tenha precedentes recentes nas evoluções dos motores Mercedes. Isso ganha ainda mais importância, considerando o fato de que todos os três lugares únicos sujeitos a essa análise têm em comum: a ausência de comprometimentos nas escolhas aerodinâmicas em favor da confiabilidade das unidades de potência. Não parece uma coisa pequena.
Radical e com uma seção traseira muito pequena, a favor de um arrasto mais baixo. De fato, para atingir esse objetivo a equipe precisou também conduzir um estudo para a instalação ideal da unidade de potência, consistente com os objetivos da aerodinâmica. (Ilustração: Paolo Filisetti)

Paddockast #50
GRANDES PROMESSAS QUE NÃO VINGARAM

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar