Presidente da Red Bull quer Vettel de volta, mas precisa convencer sócios tailandeses

Dietrich Mateschitz, presidente da Red Bull, quer contar com Sebastian Vettel e já até avisou a Helmut Marko, segundo o site alemão 'Motorsport-Total'. O veículo afirma que ainda é preciso convencer os sócios tailandeses

A confirmação de que Fernando Alonso será piloto da Renault na temporada 2021 da Fórmula 1 limitou bastante o possível destino de Sebastian Vettel. O que vai acontecer com o tetracampeão? No que depender do presidente da Red Bull, Dietrich Mateschitz, o lugar de Vettel será de volta para a casa dos dias mais gloriosos.

De acordo com o site alemão ‘Motorsport-Total’, Mateschitz já deixou claro para seu braço direito na equipe, Helmut Marko, que deseja ver Vettel ao lado de Max Verstappen em 2021. O plano incluiria rebaixar Alex Albon e formar uma dupla entre ele e Pierre Gasly na AlphaTauri.

O que o site especifica, entretanto, é que três passos precisam ser seguidos para que a possibilidade de Vettel de volta à Red Bull seja realidade. O primeiro é que o alemão precisa querer voltar. Essa parte não parece problema, uma vez que Seb já explicitou que voltaria.

Os passos dois e três são casados. É fundamental lembrar que Albon é uma figura do agrado da Red Bull não apenas por conta do talento demonstrado, mas também por ser tailandês. Embora Mateschitz seja dono de 49% das ações da companhia dos energéticos e dê as cartas como chefão, 51% das ações pertence à família tailandesa Yoovidhya. O patriarca Chaleo Yoovidhya, morto em 2012, foi o responsável por criar a marca energética Krating Daeng, que anos depois daria origem à Red Bull como conhecida atualmente. A ligação tailandesa é forte, portanto.

Desta forma, o segundo passo é que Albon não tenha um grande ano e mostre não estar pronto ou não ter o talento para brilhar nos holofotes mais imponentes. Caso isso aconteça, Mateschitz tem de convencer os sócios de que Vettel é tudo que a Red Bull precisa.

Publicamente, Marko disse que a Red Bull não tem lugar para Vettel, mas sabe-se que Mateschitz é conhecido nos bastidores da companhia pela memória. E, como figura de boa memória, lembra bem que foi Vettel o responsável por todos os títulos mundiais da Red Bull, além do dono da primeira e única vitória da Toro Rosso – atual AlphaTauri.

No momento, entretanto, não há uma aproximação mais séria. Apenas as conexões entre Vettel, Red Bull e Mateschitz que não estiveram apagadas nem nos melhores dias do alemão na Ferrari.

É uma novela que não tende a ser resolvida rapidamente.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Estíria, no fim de semana, em tempo real.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.