Presidente da FIA vê “atrito saudável” com Fórmula 1, mas avisa: “Sou o chefe da casa”

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, falou da importância de existir um atrito ‘saudável’ entre o órgão e a Fórmula 1, mas reforçou que, independente do cenário, continua sendo o chefe da situação

Os atritos entre a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e a Fórmula 1 estão se tornando algo cada vez mais constantes nos últimos anos, muito em virtude da presença de Mohammed Ben Sulayem na presidência do órgão que rege o esporte a motor. O emiradense, no entanto, minimizou os conflitos e afirmou que o atrito, de certa forma, é bom para o negócio. Mas, ainda assim, fez questão de reforçar sua autoridade e afirmar que é o ‘chefão’ da situação.

Desde que Sulayem chegou ao posto de presidente da FIA em 2021, a relação da entidade com a F1 vem sofrendo um enorme desgaste a ponto do Liberty Media, grupo americano que detém os direitos comerciais do Mundial, considerar romper a relação com a federação.

Entre os problemas, estiveram o adiantamento da divulgação do calendário da competição sem o consentimento da categoria, interferências nas negociações do valor financeiro da F1, e a investigação de um possível conflito de interesses — que já foi negado — envolvendo o casal Toto e Susie Wolff.

Após atritos, F1 já considerou romper relações com a FIA (Foto: FIA)

Sulayem, no entanto, minimizou os problemas e afirmou que os conflitos acabam sendo benéficos para as duas partes, uma vez que assim elas podem mostrar o que têm de melhor a oferecer.

“Não estou envolvido no preço das ações ou na venda de ingressos – só precisamos de justiça aqui, essa é a minha missão”, contou o presidente da FIA.

“Definimos clareza entre nós e a FOM, Liberty Media. Isso é bom. Precisamos entender quem eu represento – represento o chefe da casa. Não somos um prestador de serviços. Continuo dizendo isso e também acredito. O atrito às vezes é saudável para trazer à tona o que há de melhor”, finalizou o representante da FIA.

Fórmula 1 retorna às pistas em fevereiro de 2024, dos dias 21 a 23, no Bahrein, para os testes coletivos da pré-temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.