Projetista da Renault lista opções para aumentar ruído dos motores V6, mas admite pouco efeito nas corridas

Mario Illien, projetista da Renault, afirmou que existem algumas possibilidades para aumentar o ruído do motor V6 turbo, mas o novo som teria pouco efeito na hora da corrida

Projetista de motores da Renault, Mario Illien acredita que é possível fazer algumas mudanças nos V6 turbo da F1 para produzir um ruído mais alto. Desde a introdução do novo regulamento, o som dos propulsores sempre foi alvo de muitas críticas, especialmente na comparação com os V8 e os V10.
 
Falando à publicação germânica ‘Auto Motor und Sport’, Illien, que hoje trabalha com a Renault e a Red Bull, apontou algumas soluções para aumentar o volume dos V6. De acordo com Illien, o problema é o posicionamento da válvula de escape no layout atual.
Mario Illien indicou algumas opções para aumetar ruído dos V6 (Foto: GEPA pictures/Franz Pammer)
“Ele não estoura na atmosfera, mas dentro do escapamento, que é muito longo e bem grosso, então o som é perdido”, explicou Illien.
 
De acordo com o projetista, se existisse uma segunda válvula separada, “o som que o motor produz iria diretamente para fora e seria ouvido muito melhor”.
 
O projetista alertou, entretanto, que esta solução só produziria mais ruído em certas fases da operação da unidade de potência, como, por exemplo, quando a bateria está completamente carregada. “Na corrida, o benefício seria menor”, reconheceu.
 
Ainda, Illien explicou que a posição da válvula de escape é determinada pelo regulamento da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
 
“A FIA provavelmente estava preocupada de que isso fosse usado para algum truque aerodinâmico”, comentou, acrescentando que um escapamento mais curto também ajudaria, assim como a introdução do bi-turbo, já que o assobio típico do turbo seria maior.
 
Além disso, Illien acrescentou que o ruído dos motores também seria maior se a atual taxa de fluxo de combustível fosse aumentada.
 
 DOIS A TRÊS SEGUNDOS

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ÁREA 27

Recebeu a luz verde a construção de um autódromo desenhado pelo campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, no Canadá. O traçado de 4,8 km, localizado no distrito de South Okanagan, na província da Colúmbia Britânica, está sendo chamado de ‘Área 27’ — número que consagrou tanto Jacques quanto seu pai, Gilles. Ao explicar sobre o que se trata o projeto, o piloto disse que sempre teve vontade de desenhar um circuito — e que este teria de possuir um traçado marcante.

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A COISA ESTÁ FEIA

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