Promotor indica revezamento do GP da Rússia entre São Petersburgo e Sóchi

A Rússia tenta achar um espaço no calendário para o Igora Drive, novo autódromo em São Petersburgo. Consciente de que duas corridas por ano no país é algo improvável, o promotor Sergey Vorobyov apontou um revezamento com Sóchi

O GP da Rússia está em vias de ter uma nova casa, mesmo que não de forma permanente. É que o Igora Drive, autódromo nas redondezas de São Petersburgo, está em vias de ter licença para receber a Fórmula 1, e a organização da prova começa a estudar formas de ter duas pistas no calendário. Sergey Vorobyov, promotor da prova, indicou a possibilidade de criar um revezamento do Igora Drive com Sóchi, casa da categoria desde 2014.
 
O revezamento seria uma solução inicial para contornar a rápida expansão do calendário da F1. Com mercados como o americano e o asiático em vantagem para receber novas etapas, a Rússia não espera ter espaço para dois GPs de imediato.
 
“Vai ser difícil para as equipes aguentar 25 GPs por temporada, mas acho que a expansão do calendário é algo inevitável”, disse Vorobyov, entrevistado pela versão russa da revista ‘Forbes’. “A F1 quer outra corrida nos Estados Unidos, seu mercado. Além disso, quer também a África do Sul, onde já correram uma vez, e a Ásia. Outra corrida na Rússia é algo que não vai acontecer imediatamente”, destacou.
Sóchi recebendo a F1 apenas uma vez a cada dois anos? É possível (Foto: AFP)

“Quando o Igora Drive, perto de São Petersburgo, receber o status de autódromo de F1, é possível que alterne etapas com Sóchi. É possível que tenhamos dois GPs por ano na Rússia, mas não nos próximos dois ou três anos”, afirmou.

 
O Igora Drive é um novo projeto de Hermann Tilke, engenheiro que desenhou a maioria das novas pistas do calendário da F1. O autódromo abriu em 2019 e em 2020 já recebe eventos de maior porte, como o DTM e a W Series.
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube