Promotores de GPs da F1 criticam postura do Liberty Media e pedem “abordagem mais colaborativa”

A Associação de Promotores da Fórmula 1 criticou o posicionamento do Liberty Media na gestão política. Os organizadores se sentem sem poder de fala em questões como inclusão de novas provas e saída do campeonato da TV aberta

A terça-feira (29) começou com críticas de promotores de GPs contra o Liberty Media, grupo que gere a Fórmula 1. Em comunicado assinado pela FOPA – Associação de Promotores da Fórmula 1, em tradução livre –, o grupo mostrou preocupação com a postura dos novos donos a respeito de questões políticas do esporte.
 
O comunicado, assinado por promotores de 16 dos 21 GPs do calendário de 2019, tem como principal crítica a falta de comunicação e colaboração entre Liberty Media e organizadores dos eventos. A FOPA não se sente ouvida em questões como o movimento de saída da Fórmula 1 da TV aberta para canais por assinatura.
 
“Não é do interesse de longo prazo desse esporte que os fãs percam acesso ao conteúdo e às transmissões”, apontou o comunicado. “Temos uma falta de clareza a respeito de novas iniciativas na F1 e uma falta de engajamento com os promotores a respeito de suas implementações”, continuou.
O Liberty Media virou alvo de críticas dos promotores da Fórmula 1 (Foto: AFP)

A segunda grande crítica do comunicado tem a ver com a gestão do calendário. Os promotores buscam voz mais ativa na organização do campeonato, que passa por transformações sob a tutela do Liberty Media – o GP do Vietnã já foi confirmado, enquanto a possibilidade de um segundo GP nos Estados Unidos segue como um sonho de consumo.
 
“Novas corridas não deveriam ser introduzidas em detrimento de outras existentes, apesar de que a associação [FOPA] se sente encorajada pelo novo modelo de negócios que está sendo oferecido. Conforme entramos em uma nova temporada do esporte que promovemos há muitas décadas, os promotores buscam uma abordagem mais colaborativa para o desenvolvimento do campeonato, além de uma oportunidade de oferecer experiência e expertise em um espírito de colaboração com F1 e FIA”, encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.