Pronto para alinhar equipe em 2016, Haas entende que colocar "time do zero na F1 é uma insanidade"

A um ano da estreia na F1, Gene Haas fez uma reflexão sobre a entrada na categoria e uma comparação com Caterham e Marussia. Para o norte-americano, construir um carro, formar uma equipe do zero na principal categoria do mundo é uma loucura, uma insanidade

Pronto para alinhar a equipe em 2016, Gene Haas acredita que colocar um time completo na F1, construir do zero, projetar o carro são coisas insanas. O norte-americano definiu a iniciativa como loucura e insanidade. As palavras vieram depois de uma reflexão sobre a trajetória de Caterham e Marussia no Mundial. As duas nanicas, que entraram na categoria-mor no processo seletivo de 2009, se afundaram em crises financeiras e dificilmente terão condições de competir neste ano.

Levando em consideração o destino das duas pequenas, Haas entende que Bernie Ecclestone, o homem forte da F1, não vai mais permitir a entrada de novos construtores. Para o norte-americano, a postura do inglês é correta. Na verdade, Gene acha que é preciso ajustar um pouco mais o formato utilizado no Mundial.

Gene Haas confirma que equipe na F1 alinha em 2016 (Foto: Getty Images)

"Nosso modelo de negócios na F1 é baseado em nossa equipe de corrida da Nascar, em que usamos motores e chassis de outras fabricantes", disse Haas em entrevista à revista 'Autoweek'.

"Se a Caterham não voltar, a F1 terá neste ano nove equipes, então nós seremos o décimo time no próximo ano. E eu acho que Bernie não vai querer aceitar mais equipes. Se nós provarmos que podemos ser bem-sucedidos, talvez isso possa iniciar um novo modelo. Mas, para times como Caterham e Marussia, que começam do nada, isso simplesmente não funciona", explicou.

O dirigente, em seguida, saudou a iniciativa das duas esquadras, mas considerou uma loucura. "A Marussia e a Caterham realmente conseguiram muito mais do que eles podiam: começar uma equipe toda, do zero, projetar seu próprio carro e as peças. Eles realmente foram construtores, mas eu acho que isso é uma loucura, uma insanidade. Não vejo como se aprende. Se você quer se tornar um médico, tem de passar uns dez anos na faculdade de medicina. Você precisa aprender como alguém. É por isso que firmamos uma parceria com a Ferrari", completou.

Por fim, Haas afirmou que o planejamento da equipe está progredindo rapidamente e que um grupo de pessoas já vai começar o trabalho na Inglaterra nas próximas semanas. O norte-americano adquiriu a fábrica que era da Marussia.

"Estamos nos movendo em frente e, em janeiro, vamos levar alguns funcionários para a Inglaterra. Nós temos de começar a encomendar os nossos caminhões. Isso deve acontecer entre fevereiro e março, pois leva seis meses para construí-los. Então, ainda temos muito que fazer", encerrou.

MAIS DO QUE IDADE
A FIA divulgou as novas regras para a obtenção de superlicenças para os pilotos que têm como objetivo competir no Mundial de F1. Diante delas, o recorde que Max Verstappen estabelecerá em 2015, largando para sua primeira corrida aos 17 anos com a Toro Rosso, ficará imbatível: qualquer piloto precisará ter 18 anos completos e uma carteira de motorista para poder solicitar a superlicença. Mas o mais interessante é o sistema de pontos estabelecido pela federação, que inclui 11 categorias e dá maior peso a uma que sequer será disputada na temporada 2015: a F2.

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FÉRIAS NA FLÓRIDA
Rubens Barrichello vai disputar as 24 Horas de Daytona pela equipe Starworks em 2015, com um protótipo Riley-BMW, nos dias 24 e 25 de janeiro. O nome do piloto com mais GPs disputados na F1 e atual campeão da Stock Car no Brasil apareceu na lista de inscritos divulgada pela organização da prova norte-americana para o 'Roar Before the 24' como um dos cinco pilotos do carro 7. 'Roar' é o nome dado aos treinos que vão acontecer entre os dias 9 e 11 deste mês no traçado de Daytona.

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MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

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