Quarto, Leclerc critica duas paradas: “Estratégia não era boa”

Depois de uma pole-position que caiu no colo após a punição a Max Verstappen, o domingo (27) não foi dos melhores para o monegasco. Com uma estratégia ruim de duas paradas, aliada a um erro na pista, Charles Leclerc não conseguiu ir ao pódio no Hermanos Rodríguez

O domingo (27) no México não foi dos melhores para Charles Leclerc. As coisas até saíram de acordo com o esperavo na largada, com o piloto mantendo posição e conseguindo abrir certa vantagem para seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel. O problema para o monegasco estava na estratégia de parada. O piloto foi o único dos quatro candidatos à vitória a apostar em duas trocas de pneus. 

 
Primeiro, trocou os pneus médios por outro jogo de médios, que rapidamente perderam rendimento devido à alta temperatura no Autódromo Hermanos Rodriguez. Na segunda metade da prova, foi fazer sua segunda parada para colocar compostos duros para ir até o final. Mas um problema no pneu traseiro direito deixou Leclerc parado nos boxes por mais de 6s, voltando atrás das duas Mercedes, de Vettel e até da Red Bull de Alexander Albon.
 
Leclerc tinha um rendimento melhor e se aproximava rapidamente de Valtteri Bottas, mas um erro do piloto, que o levou para a grama, encerrou mais cedo sua caça aos líderes. O monegasco terminou na quarta posição e não estava muito feliz com o resultado.

Em entrevista após a corrida, Leclerc falou que o segundo jogo de pneus médios não teve o rendimento esperado: “Eu acho que o segundo trecho não foi particularmente bom. Eu não senti que esses pneus médios estavam bons, não sei o motivo. Os primeiros médios estavam melhores. Então precisamos analisar isso”, afirmou.

Charles Leclerc saiu na pole, mas terminou apenas na quarta posição (Foto: AFP)
 
Sobre a estratégia, Leclerc explicou o objetivo da equipe ao ter antecipado o primeiro pit-stop: “Nós fizemos a primeira parada para garantir a frente sobre Albon, mas aí todo mundo fez uma parada”.
 
Leclerc ainda fez uma autocrítica, comparando a si próprio com Vettel: “Eu acho que ainda precisamos trabalhar na parte de estratégia. Principalmente na corrida. A estratégia não foi boa e eu preciso ser mais vocal e falar isso para a equipe, que foi o que o Sebastian fez. Mas isso vem com o tempo”, completou.
 
Com o quarto lugar no México, Leclerc manteve sua terceira colocação no Mundial de Pilotos, 53 pontos atrás de Valtteri Bottas. Mas sua distância para Vettel, quarto colocado, caiu para apenas 6 pontos.
 
A F1 volta a acelerar na semana que vem, no GP dos Estados Unidos. O final de semana começa na sexta-feira (1), com os treinos livres no circuito de Austin. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Paddockast #38
CORRIDAS POLÊMICAS DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.