Racing Point abandona túnel de vento da Toyota e planeja transição para Mercedes a partir de 2020

A Racing Point está em vias de romper com a Toyota, que cede túnel de vento desde 2015, ainda na época da Force India. De acordo com o site ‘Race Fans’, a equipe britânica passa a usar estrutura da Mercedes por questões de logística

A Racing Point vai ter um novo aliado na hora de desenvolver o carro da temporada 2020 da Fórmula 1. De acordo com informação do site ‘Race Fans’, a equipe britânica deixa de utilizar o túnel de vento da Toyota após 2019 para virar cliente do equipamento da Mercedes.
 
A mudança tem como principal motivação a questão geográfica. O túnel de vento da Toyota fica em Colônia, na Alemanha, enquanto a Racing Point tem sede em Silverstone, na Inglaterra. A estrutura da Mercedes, por sua vez, fica em Brackley, cidade apenas 10 km distante.
A Racing Point toma um novo rumo (Foto: Racing Point)

A proximidade geográfica significa redução de custos para uma Racing Point que, apesar do apoio financeiro do dono Lawrence Stroll, ainda não investe mundos e fundos na F1. Além disso, existe a expectativa de que o túnel de vento da Mercedes traga maior eficiência em termos de desenvolvimento dos bólidos.

 
O túnel de vento da Toyota foi um dos grandes ‘reforços’ da então Force India para a temporada 2015 da F1. Foi aí que a equipe indiana começou a alçar voos mais altos na categoria, tendo como destaque o quarto lugar no Mundial de Construtores por dois anos consecutivos. Antes de utilizar a estrutura da montadora japonesa, a equipe fazia uso de seu próprio túnel de vento em Silverstone, ideia que acabou sendo abortada ao fim de 2014.

 

Horário da Fórmula 1 2019
Confira a programação do fim de semana do GP da China de F1

DIA DATA HORA
Quinta-feira 11/4 23h
Sexta-feira 12/4 3h
Sábado 13/4 1h
Sábado 13/4 4h
Domingo 14/4 3h10

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.