Rafaela Ferreira se impressiona com estrutura da RB em Interlagos: “Tudo muito profissional”

Em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, Rafaela Ferreira disse que cada treino feito junto com a RB "já parecia uma corrida" por conta de toda a estrutura por trás da equipe de F1

Futura pilota da F1 Academy, Rafaela Ferreira teve a chance de acompanhar de perto um fim de semana da Fórmula 1 nos bastidores e admitiu que o que mais a impressionou foi o profissionalismo de toda a operação. Representante da Racing Bulls (RB) no grid da categoria de acesso em 2025, a brasileira conversou com o GRANDE PRÊMIO no último fim de semana, em Interlagos, e também falou sobre o que espera da parceria já para esse ano, “aproveitando ao máximo” o resto da temporada da F4 Brasil.

A F1 Academy é uma categoria voltada apenas para pilotas e visa oferecer a elas um trampolim mais efetivo para a escada dos monopostos que leva à F1. Ano passado, a campeã, Marta García, ganhou um assento na FRECA. Já a vencedora de 2024 estará garantida na GB3 pela equipe Rodin.

A proposta da série é que cada equipe da F1 apadrinhe uma pilota, e Rafaela, que atualmente ocupa a quarta colocação na F4 Brasil, levará as cores da Visa Cash App RB, o time B do grupo Red Bull na F1. Ao GRANDE PRÊMIO, falou sobre as primeiras impressões e admitiu que ficou admirada com a estrutura.

“Percebi que é tudo muito profissional”, começou a pilota. “Tem de levar muito a sério mesmo. Não tem esse negócio de hobby, aqui é profissional, a gente está fazendo para ganhar. E é muito legal que desde cada treino que eu fiz junto com eles, parecia que era uma corrida, sabe. Estava valendo como se fosse uma corrida aqui no Brasil. Eles trabalham muito, tem muito mais informação, muito mais dados”, completou.

Rafaela Ferreira já venceu duas corridas na F4 Brasil (Foto: Rafa Catelan)

“Percebi que o final de semana da F1 é muito ocupado. Às vezes temos trinta minutos, vinte minutos de treino, mas lá tem muito mais coisa por trás, muita entrevista, então é cansativo, com certeza, mas é muito legal ter essa possibilidade de aprender como que funciona a vida deles”, acrescentou.

Ao ser questionada pelo GP sobre o que almeja com a chegada ao time de Faenza, explicou que o trabalho já começou no fim de semana passado, em que a F1 dividiu espaço com a F4. “A primeira coisa é já tirar todo o proveito da F4 brasileira esse ano. Depois, começar esse trabalho com a VCARB, aprendendo junto com eles, com o time da F1.”

“Ter essa proximidade, essa relação com eles, aprender também o jeito que eles trabalham, que é muito mais profissional. E, ano que vem, aprender com a F1 Academy, estar nessa escadinha. Meu sonho desde que eu comecei sempre foi a Fórmula 1. Então, quero ter essa oportunidade de aparecer, mostrar meu potencial pra eles. Acho que é o que vai fazer diferença para o futuro”, encerrou Rafaela.

Agora, a Fórmula 1 faz uma pausa de duas semanas e retorna entre os dias 21 e 24 de novembro para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto acerta com Sauber/Audi e garante entrada no grid da F1 em 2025

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.