RB confirma expectativa, anuncia saída de Ricciardo e abre caminho para Lawson na F1

A RB (Visa CashApp RB) fez aquilo que se esperava: anunciou a saída de Daniel Ricciardo apenas quatro dias após o GP de Singapura

A Fórmula 1 recebeu uma notícia que, apesar de longe uma surpresa, é uma bomba na temporada 2024. Na tarde desta quinta-feira (26), a RB (Visa CashApp RB) confirmou a saída de Daniel Ricciardo do posto de piloto titular. A demissão sela o destino do australiano na categoria e abre caminho para Liam Lawson. Minutos depois, veio a confirmação da promoção do piloto neozelandês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Promotoria revela tentativa de extorsão de R$ 91 milhões à família Schumacher

O rendimento abaixo do esperado de Ricciardo desde o ano passado, quando foi contratado para o lugar de Nyck de Vries durante a temporada, acabou por render nova demissão da equipe durante um campeonato em anos seguidos.

“Amei esse esporte durante toda a minha vida. É louco e maravilhoso e tem sido uma baita jornada. Às equipes e indivíduos que fizeram sua parte, obrigado. Aos fãs que às vezes amam o esporte mais do que eu, ​​obrigado. Sempre há altos e baixos, mas tem sido divertido e, verdade seja dita, eu não mudaria isso. Até a próxima aventura”, publicou Ricciardo no Instagram.

Daniel Ricciardo já não faz mais parte do grid da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Daniel trouxe muita experiência e talento para a equipe, assim como uma fantástica atitude, que ajudou todo mundo a se desenvolver e nutrir o espírito coletivo”, afirmou Laurent Mekies, chefe da RB.

“Todos aqui na RB queremos agradecer pelo trabalho duro conosco nas duas últimas temporadas. Daniel foi um cavalheiro dentro e fora das pistas e nunca perdeu o sorriso. Sentiremos sua falta, mas ele sempre terá lugar especial na família Red Bull”, concluiu.

“No momento em que você chegou à Red Bull ficou óbvio que era muito mais que só um piloto. Seu constante entusiasmo, senso de humor e atitude vão deixar um legado indelével na equipe em Milton Keynes e na F1 como um todo”, disse Christian Horner, chefe da Red Bull.

“Obrigado pelas vitórias, sorrisos, músicas (e gostaria de poder dizer que pelos ‘shoeys’). Você sempre será parte especial da família Red Bull. Foram oito vitórias, 32 pódios, 1.329 pontos, mas esses feitos e estatísticas não são a única medida de quem você é do que alcançou. Obrigado, Daniel”, encerrou.

Daniel Ricciardo defendeu a RB por partes das temporadas 2023 e 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

Ricciardo, enquanto isso, fica muito próximo de deixar a F1 talvez agora de forma definitiva. O australiano de 35 anos entrou no grid em 2011, pela nanica Hispania, já no ano seguinte recebendo a chance na então Toro Rosso, que depois virou AlphaTauri e, hoje, é a RB. Os melhores momentos de Daniel foram na Red Bull, por onde ficou de 2014 a 2018, perdendo protagonismo com a chegada de Max Verstappen.

Desde que saiu da Red Bull, porém, Ricciardo não teve vida fácil. A passagem de dois anos pela Renault nem foi ruim por ele, mas discreta pelo equipamento que tinha em mãos. Depois, sim, decepção total em uma McLaren bem mais competitiva em 2021 e 2022. Trocado por Oscar Piastri pelos papaias, acabou repescado pela AlphaTauri no meio de 2023, quando a equipe demitiu Nyck de Vries, mas pouco fez.

Em 2024, Ricciardo tem 12 pontos anotados, praticamente metade dos 22 que Tsunoda já fez. No Mundial de Construtores, a RB aparece em sexto, com 34 pontos. Ainda que ameaçada fortemente pela Haas, a equipe já cresceu em relação aos 25 que anotou em 2023.

Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em AustinEstados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.

HAMILTON perto de EXPLODIR com MERCEDES na F1 + MCLAREN puxa orelha de PIASTRI | TTGP #154
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.