RB traça plano para alcançar “metas ambiciosas” na F1, mas admite: “Caminho é longo”

Laurent Mekies afirmou que a RB começou a temporada 2024 da Fórmula 1 "com o pé direito", mas admitiu que ainda há muito trabalho a ser feito

Em seu primeiro ano como chefe da RB (Visa Cash App RB), Laurent Mekies elogiou a estrutura organizacional da equipe irmã da Red Bull, e ainda afirmou que Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda começaram a temporada 2024 da Fórmula 1 “com o pé direito”. De acordo com o francês, todos em Faenza estão entregando o melhor de si para atingir as “metas ambiciosas” da escuderia.

“Tem sido um privilégio liderar o grupo. Todos estão sendo fantásticos ao querer colocar toda a sua energia nestas novas aventuras, em aceitar colocar tudo na mesa e tentar ver em cada área o que precisávamos para atingir o nosso ambicioso objetivo, que é liderar consistentemente o pelotão intermediário do grid”, disse o dirigente de 47 anos ao portal neerlandês RacingNews365.

Após as cinco primeiras etapas do atual certame, a RB conquistou sete pontos e ocupa a sexta posição no Mundial de Construtores, dois à frente da Haas, a sétima colocada e adversária mais próxima dos italianos. Embora Williams, Sauber e Alpine ainda estejam zeradas no campeonato, a diferença para as cinco principais equipes é enorme — a Aston Martin, por exemplo, quinta colocada, tem 33 tentos de vantagem em relação à esquadra comandada por Mekies.

Ciente dessa divisão existente na classe rainha, Laurent explicou as medidas que estão sendo tomadas pela antiga AlphaTauri para tentar alcançar as rivais do top-5. “Estamos todos muito conscientes de que algumas dessas lacunas podem ser preenchidas rapidamente. Algumas delas precisarão de um pouco mais de tempo”, admitiu.

RB é a sexta colocada do Mundial de Construtores (Foto: Red Bull Content Pool)

“Então, o que estamos implementando — temos dois fluxos na empresa. Um deles está tentando otimizar e acertar em todos os finais de semana de corrida, tentando se tornar a equipe mais afiada possível, e eles se saíram muito bem em tirar o máximo proveito das cinco primeiras etapas. Outro fluxo está tentando construir bases mais sólidas para que a empresa tenha a chance de fazer uma mudança radical no futuro”, detalhou Mekies.

Antes do início da temporada, muitas equipes do grid — com a McLaren sendo a mais vocal entre elas — reclamaram da parceria mais estreita entre a RB e a Red Bull, temendo que a escuderia de Faenza se aproveitasse do amplo conhecimento do time comandado por Christian Horner para ganhar vantagem. No entanto, isso não aconteceu.

De qualquer maneira, Mekies sabe que independentemente de quais métodos sejam adotados, os resultados não vão aparecer de maneira imediata. “Não será uma progressão linear. Haverá obstáculos no caminho, altos e baixos, mas a resposta do nosso pessoal tem sido fantástica”, comemorou.

“Estamos embarcando nesta aventura com muita energia. Mais uma vez, é um privilégio estar nessa situação com tantas pessoas talentosas, com Daniel [Ricciardo], com Yuki [Tsunoda]. Temos combinações incríveis na equipe, desde nosso proprietário, parceiros, até os pilotos”, elogiou o chefe da RB, mostrando novamente muito otimismo em relação ao futuro da equipe.

Laurent Mekies elogiou comprometimento da equipe (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“É um projeto fantástico para se fazer parte, e começamos com o pé direito. Sabemos que o caminho é longo, mas estamos nos esforçando muito para torná-lo o mais rápido possível”, finalizou Mekies.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.