RB vê proposta “meritocrática” e defende novo sistema de pontuação: “11º é uma vitória”

Laurent Mekies, chefe da RB, acredita que a Fórmula 1 precisa mudar o atual sistema de pontuação para também premiar as equipes intermediárias que se esforçam, mas não conseguem terminar no top-10 pela alta confiabilidade dos carros

A Fórmula 1 estuda uma reestruturação do sistema de distribuição de pontos para o futuro, premiando até o 12º colocado de cada etapa em uma medida que divide opiniões dentro do paddock. Laurent Mekies, chefe da RB, acredita que é fundamental votar para definir o assunto na Comissão da F1, nesta quinta-feira (25).

O motivo da proposta, impulsionada pela própria F1, é a diferença entre nível de desempenho e confiabilidade das cinco principais equipes do grid — Red Bull, Ferrari, McLaren, Mercedes e Aston Martin — e as demais. Como abandonos são cada vez mais raros, os dez carros destas cinco equipes dominam completamente a zona de pontos.

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Até agora, após cinco corridas na temporada 2024, apenas duas das cinco equipes restantes foram aos pontos. A RB [Visa CashApp RB] anotou sete pontos, enquanto a Haas fez cinco. Williams, Sauber [Stake Sauber] e Alpine estão zeradas.

Mekies acredita que a pequena mudança pode ser crucial para que equipes tenham mais pontos. Em entrevista ao site RacingNews365, o dirigente analisou a situação.

F1 2024, GP DA CHINA, XANGAI, CORRIDA, LARGADA, MAX VERSTAPPEN, RED BULL
F1 discute novo sistema de pontuação (Foto: AFP)

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“Acredito que é fundamentalmente correto fazer isso. Não existem mais retardatários, temos dez times fortes, com cinco voando na frente. E temos seis montadoras, além da Red Bull, então são sete equipes de ponta, se assim quiser chamar. Então há uma grande luta todo fim de semana, no parte superior do grid, entre essas cinco equipes”, afirmou.

“Para nós, o 11º lugar é uma pole-position. O 11º lugar é uma vitória porque a confiabilidade dos carros é fantástica. Os cinco melhores times estão terminando praticamente todas as corridas”, acrescentou.

“É importante para os fãs entenderem as batalhas [na pista], além de ser mais meritocrático. Hoje, se tivermos uma corrida estranha com muita chuva, talvez possamos chegar em quarto ou quinto. Não afeta em nada a briga na frente porque o top-7 segue igual e não afeta os resultados históricos. Acho que é um bom reflexo de como a luta está intensa agora, como o pelotão está agrupado e que temos dez equipes fortes”, finalizou Mekies.

Caso o sistema em vigor fosse o proposto agora, a Haas teria 17 pontos contra dez da RB, cinco da Williams, e dois de Sauber e Alpine.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

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