Reação ‘inumana’ de Bottas na Áustria faz FIA agir e aumentar punições para quem queimar largada na F1

Quando Valtteri Bottas reagiu ao apagar das luzes vermelhas no GP da Áustria de 2017 em 0s2, o mundo da F1 se surpreendeu. Com a polêmica criada, a FIA resolveu mudar a punição para quem, de fato, queimar largada na categoria

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Valtteri Bottas foi o pole do GP da Áustria deste ano – e acabou vencendo a corrida de ponta a ponta. Mas a atuação fantástica do piloto da Mercedes foi colocada em xeque por rivais, que acreditam que ou o finlandês queimou a largada, ou foi 'inumano', já que, segundo a FIA, ele reagiu em 0s2 ao apagar das luzes vermelhas.

A polêmica, de qualquer maneira, reacendeu a polêmica sobre punições a quem cometer esta penalização e, nesta sexta-feira (22), a FIA anunciou que passará a punir de forma mais pesada não só quem queimar a largada, mas também quem posicionar fora da marcação seu carro no grid – neste caso, a lembrança mais recente é de Sebastian Vettel errando seu posicionamento no GP da China deste ano.

Os pilotos que cometerem tais infrações passarão a ser punidos com um drive-through ou com stop-and-go de 10 segundos nos boxes.

A largada de Valtteri Bottas na Áustria (Foto: Reprodução/TV)

A nova regulamentação foi acertada na reunião da entidade ocorrida na última quinta-feira, que serviu também para fechar os calendáriso oficiais de suas categorias na próxima temporada.

Especificamente, os novos artigos no regulamento dirão que "Uma das duas penalizações abaixo do artigo 38.3 c) ou d) serão impostas a qualquer piloto que, após análise, for comprovado que: a) se moveu antes do sinal ser dado, em decisão feita por comissionário aprovado pela FIA; b) posicionou seu carro no grid de largada de maneira que seja impossível detectar o momento em que o carro se moveu depois de dado o sinal".

O novo regulamneto será válido a partir da temporada 2018 da F1.

’SOLDADINHO’ DA PENSKE?

CASTRONEVES TEM FALTA DE TÍTULO COMO MANCHA NA CARREIRA  

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.