A Fórmula 1 entra em 2022 com um regulamento técnico reformulado, o que ainda desafia as equipes a encontrarem soluções para problemas inéditos. E o consultor esportivo da Red Bull, Helmut Marko, admitiu que os taurinos ainda não compreenderam como se adequar ao teto de peso dos carros — que foi aumentado para 795kg este ano —, problema também identificado por ele em outros rivais.
“O único problema que temos é com o peso do carro”, disse Marko à publicação alemã Motorsport-Magazin. “Mas todos os times sofrem com isso. Graças a Deus que o peso mínimo foi aumentado, mas ainda teremos muito trabalho a fazer antes da primeira corrida”, analisou o austríaco.
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O limite de peso dos carros da Fórmula 1 aumentou em 43kg para o ano de 2022, visando justamente a entrada do novo regulamento. No entanto, a previsão inicial era de que o aumento fosse para 775kg — o que foi debatido e posteriormente alterado pelas equipes, que precisariam de oito votos em consenso para efetuarem outra mudança.
Marko mantém esperanças de uma possível alteração e revelou até mesmo uma reunião com outras escuderias para tratar do assunto durante a pré-temporada de Barcelona. O austríaco fez questão de destacar que apenas um dos dez times do grid estaria satisfeito com o peso atual — e não descartou uma alteração do limite.
“Teremos outro encontro hoje”, disse Marko na sexta-feira (25), último dia de pré-temporada em Barcelona. “Vamos ver se não teremos outro aumento pela frente. Todos os times, exceto por um, estão tendo problemas com a questão do peso”, contou, sem divulgar o nome da concorrente.
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A publicação alemã ainda afirma que apesar de outras equipes apresentarem dificuldades de se manter no peso máximo, a Red Bull é a que possui os maiores problemas no quesito. Assim, as outras escuderias não estariam inclinadas a aceitarem uma mudança, pensando em uma possível vantagem competitiva no futuro.
A próxima oportunidade que as equipes da Fórmula 1 terão de acertar seus carros e coletar mais dados na pista será na pré-temporada no Bahrein, que marca os últimos três dias de testes da categoria, entre 10 e 12 de março, antes do início oficial do campeonato — agendado para o dia 20, novamente no deserto bareinita.