Red Bull alcança 30km/h a mais que Ferrari com ativação do DRS no GP do Azerbaijão

Redução de arrasto produzida pela asa móvel da Red Bull é consideravelmente superior aos rivais, que não conseguiram chegar perto da velocidade de reta dos taurinos em Baku

Charles Leclerc garantiu as duas poles do último fim de semana de Fórmula 1, no GP do Azerbaijão disputado no domingo (30), mas admitiu desde o início que seria difícil segurar a pressão das duas Red Bull que vinham atrás. Dito e feito: assim que a direção de prova liberou a ativação da asa móvel, o monegasco perdeu posições para Max Verstappen e Sergio Pérez que venceu no fim.

No entanto, algo que chamou a atenção foi a facilidade com a qual os dois carros da Red Bull deixaram o ferrarista para trás, e uma das principais explicações está justamente no DRS. De acordo com o perfil F1 Data Analysis, especialista em análise de dados da Fórmula 1, os taurinos atingiam até 30 km/h a mais nas retas do que os carros italianos, o que tornou impossível uma defesa por parte de Charles.

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Pérez deixou Leclerc para trás e venceu a segunda em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

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Isso acontece devido à efetividade da asa móvel austríaca, que reduziu o arrasto aerodinâmico em 24,3% na pista urbana de Baku. Para efeito de comparação, a Ferrari conseguiu 15% de redução, enquanto a Mercedes ficou em 15,9%. A diferença, de quase 10%, explica como os carros da Red Bull são praticamente imbatíveis nas retas — principalmente com o DRS ativado.

No fim das contas, o primeiro carro de outra equipe a cruzar a linha de chegada — justamente Leclerc — ficou a 21s2 do líder Pérez, uma distância que dá a dimensão do domínio taurino neste início de 2023.

Em quatro corridas disputadas na temporada, a Red Bull venceu todas, com direito a 1-2 em três delas: no Bahrein, Verstappen venceu, com Pérez em segundo; na Arábia Saudita, a ordem se inverteu antes de se repetir em Baku. A exceção foi na Austrália, quando o bicampeão mundial triunfou e Lewis Hamilton chegou na segunda posição.

A Fórmula 1 retoma suas atividades já neste fim de semana, com a disputa do GP de Miami entre os dias 5 e 7 de maio. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

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