Red Bull alega irregularidade, e FIA faz Mercedes mudar freios antes do GP da Austrália

De acordo com a revista alemã 'Auto Moto und Sport', a FIA obrigou equipes a mudarem seus freios para o GP da Austrália após denúncia da Red Bull - e a Mercedes é uma delas


 

Uma semana após a Ferrari ser alvo de polêmica graças ao acordo com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) sobre irregularidades em seu motor, outra gigante se vê envolvida em situação do gênero: agora, a Mercedes.

Segundo a revista alemã 'Auto Moto und Sport', a equipe de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas é o principal alvo de um denúncia feita por uma rival, a Red Bull. O time liderado por Christian Horner entrou com reclamação na FIA, acusando os freios da Mercedes de serem irregulares.

E a entidade confirmou a informação, fazendo com que a equipe prata e outras fossem obrigadas a alterar a peça para o GP da Austrália do próximo final de semana.

Mercedes W11 (Foto: Mercedes)
Paddockast #51
QUEM VENCEU DRIVE TO SURVIVE 2?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

A Red Bull, na verdade, não cita o nome da adversária na denúncia, mas a publicação confirmou que a Mercedes teria, de fato, saídas de freio traseiras não compatíveis com as especificadas no regulamento – a Racing Point seria outra envolvida.

A questão seria um canal de ar adicional, que não é permitido, e que ajudaria na gestão de pneus graças ao resfriamento. Segundo o regulamento, são permitidas saídas de ar em área do carro que fica entre a pista e 160 milímetros acima do eixo da roda.

Na Mercedes, foram vistas as saídas acima desta marca na roda, também com uma protuberância para cima. Agora, tanto a Mercedes quanto outras equipes que apresentam esta questão precisam alterar seus freios para o GP da Austrália, que inicia seus treinos livres na próxima sexta-feira (13).

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.