Red Bull analisa ‘all-in’ e cogita fazer Verstappen largar dos boxes em São Paulo

Red Bull estuda refazer acerto e instalar novo motor no carro de Max Verstappen após classificação desastrosa. Caso mudanças sejam feitas, neerlandês largará do pit-lane em Interlagos

Max Verstappen deve largar dos boxes neste domingo (9) no GP de São Paulo de Fórmula 1. Após uma classificação desastrosa em Interlagos, onde foi eliminado ainda no Q1, a Red Bull estuda fazer mudanças profundas no RB21, alterando o acerto e instalando um motor novo, obrigando o neerlandês a iniciar a corrida no pit-lane.

É a primeira vez desde 2017 que Verstappen não passa do Q1. O neerlandês marcou 1min10s403 na classificação e ficou somente no 16º lugar, a 0s066 do tempo necessário para avançar. Inconformado, chegou a desabafar que a equipe “não fazia ideia” do que estava errado.

Segundo informações portal alemão Auto, Motor und Sport, o mau desempenho não foi surpresa na equipe. Já na sexta-feira, Verstappen havia relatado falta de aderência e instabilidade nas ondulações de Interlagos. A Red Bull acreditava que o RB21 estava baixo e rígido demais, o que comprometia o rendimento, principalmente no segundo setor da pista. Como o problema não pôde ser resolvido antes da sprint, Verstappen se limitou ao quarto lugar na corrida curta, atrás de Norris e da dupla da Mercedes.

No sábado, a Red Bull utilizou Yuki Tsunoda como “cobaia”, dando ao japonês um acerto experimental para a sprint, mas o desempenho continuou abaixo do esperado — e o time decidiu radicalizar. Após o mau resultado, os engenheiros reconstruíram os dois carros da equipe.

Max Verstappen foi eliminado no Q1 pela primeira vez desde 2017 (Foto: Red Bull Content Pool)

Com o campeonato já praticamente perdido — Verstappen tem 39 pontos de desvantagem para Norris —, a Red Bull pode apostar tudo no domingo. O time deve arriscar um novo acerto aerodinâmico e mudar o motor.

Caso chova, porém, o time pode rever a decisão — lembrando que, em 2024, Verstappen venceu em Interlagos partindo de 17º em uma corrida sob chuva. Em crise de desempenho e sem encontrar respostas, a Red Bull aposta em um último reset técnico para tentar salvar o fim de semana em São Paulo.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações, sprint e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Interlagos para acompanhar todas as emoções da etapa com os repórteres Pedro Henrique Marum, Evelyn GuimarãesLuana Marino e Daniel Balsa.

GP de São Paulo de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Corrida14:0016:0018:0019:00

*Horário de Brasília

▶️ Onde assistir F1? Veja aqui todas as informações.
▶️ F1: faltam quantas corridas? Veja o calendário da F1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!