Red Bull aponta “janela operacional estreita” como vilã de “problemático” RB20 em 2024
Christian Horner admitiu que a Red Bull passou a sofrer após as atualizações introduzidas no fim de semana do GP da Emília-Romanha, mas garantiu que a equipe está "no caminho certo" para resolver os problemas para a temporada 2025
Embora Max Verstappen tenha conseguido conquistar o quarto título do Mundial de Pilotos da carreira na Fórmula 1, a Red Bull sabe que tem muito trabalho a fazer se quiser voltar a levantar o troféu entre os construtores na temporada 2025. Para que isso seja possível, Christian Horner, chefe dos taurinos, deixou claro que o grupo de engenheiros da equipe está trabalhando a todo vapor para ampliar a janela operacional do RB21.
Depois de um início de ano promissor, quando o próprio neerlandês do #1 venceu quatro das primeiras cinco corridas, o time de Milton Keynes começou a perder desempenho, enquanto McLaren e Ferrari, principalmente, reagiram e passaram a pressionar de maneira mais intensa. Em uma tentativa de recuperar o ritmo do RB20, uma atualização foi introduzida no fim de semana do GP da Emília-Romanha, mas sem sucesso.
“Compreendemos bem onde o desenvolvimento não era o ideal. Em Ímola, introduzimos uma atualização que deixou o carro muito mais rápido, mas com uma janela operacional muito estreita. Quando conseguíamos entrar nessa janela, éramos realmente competitivos, mas, quando nos afastávamos um milímetro, o carro se tornava problemático”, disse Horner em entrevista à revista norte-americana Racer.
“Max foi capaz de contornar os problemas, mas o fato de a janela operacional ser tão estreita, acredito, prejudicou especialmente o ‘Checo'”, continuou.
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Sendo assim, o objetivo principal da Red Bull para 2025 é buscar meios de “ampliar essa janela”, pois, desta forma, a equipe poderá ter mais facilidade para configurar o bólido e, consequentemente, extrair um melhor desempenho, independentemente das características do circuito e da temperatura da pista.
“Os engenheiros têm se concentrado muito em como ampliar essa janela durante o inverno [na Europa]. Não necessariamente adicionando desempenho definitivo, mas simplesmente ampliando a janela. A virada que tivemos no Catar, com a pole e a vitória, demonstra mais uma vez que estamos no caminho certo”, observou Horner, que preferiu manter os pés no chão e alertar para a força das adversárias.
“Mas nenhuma das nossas rivais ficará parada e não podemos dar nada como certo. No entanto, acho que começamos a entender alguns problemas”, concluiu.
Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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