Red Bull cheia de mudanças: especificações das equipes para GP da Austrália de F1

Ao todo, são 12 novidades no RB21 para o GP da Austrália, mas todas as equipes mexeram bastante nos carros para o começo da temporada 2025 da Fórmula 1. Confira

A temporada 2025 da Fórmula 1 mal começou, e as equipes já promoveram várias pequenas mudanças nos carros que estarão em ação neste fim de semana, em Melbourne, que recebe o GP da Austrália. Chamou atenção, no entanto, o número de novidades que Red Bull, Aston Martin e Haas prepararam.

Determinada a não perder tempo para depois ter de correr atrás do prejuízo, a equipe austríaca simplesmente lançou mão de 12 novidades no RB21, começando por uma revisão em todo o conjunto dianteiro (suspensão, bico e asa dianteira) para melhorar a estabilidade do fluxo de ar.

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Além disso, o assoalho também foi todo revisado (corpo, aletas frontais e bordas) para gerar mais carga aerodinâmica a partir da distribuição de pressão dos canais. Tampa do motor, com o intuito de melhorar a confiabilidade, e frisas de resfriamento, menores que as do ano passado em determinados circuitos, são outras novidades no pacote. Por fim, o conjunto traseiro (suspensão e asa traseira) também muda para acompanhar a estabilidade do fluxo.

Confira a seguir o que cada time levou para o fim de semana do GP da Austrália:

McLaren: a atual campeã de Construtores revisou aletas dos dutos de freio para melhorar o condicionamento do fluxo e resfriamento (este último, específico para o circuito de Melbourne). Também revisou a beam wing (asa menor acima do difusor) para melhorar a eficiência aerodinâmica e diminuir o arrasto.

Oscar Piastri (Foto: AFP)

Ferrari: como já esperado, a grande novidade da Ferrari é a suspensão dianteira pull-rod — que, segundo o documento oficial da FIA, “abriu vários caminhos de desenvolvimento, com foco no aprimoramento das interações com a asa dianteira e na maximização do fluxo”. A SF-25 também está com sidepod mais compacto, saídas de resfriamento otimizadas (incluindo tampa do motor e frisas centrais), tudo para melhorar a qualidade do fluxo de ar e a interação com o assoalho. Por fim, a asa traseira passou por uma revisão, proporcionando ganho em eficiência aerodinâmica.

Mercedes: os carros de George Russell e Andrea Kimi Antonelli trazem entradas do sidepod revisadas para melhorar o fluxo para a parte traseira do assoalho, além do corpo do assoalho em busca de aumento da carga aerodinâmica local. Cobertura do motor também mudou para otimizar a carga para a parte traseira do assoalho. Novidades também na beam wing, na suspensão dianteira e na asa traseira.

Aston Martin: a equipe de Silverstone também fez inúmera mexidas em busca de carga aerodinâmica local e condicionamento do fluxo de ar. Bico, asa dianteira, entradas de ar próximas às rodas dianteiras, sidepod, tampa do motor, frisas de resfriamento, assoalho, suspensão traseira, entradas de ar nas rodas traseiras, beam wing e asa traseira possuem revisões em seus formatos.

Alpine: a equipe francesa concentrou o trabalho na parte traseira do carro, revisando entradas de ar nas rodas, endplate da asa e suspensão traseira também em busca de eficiência aerodinâmica. Corpo do assoalho (condicionamento de fluxo e equilíbrio), tampa do motor (fluxo para a traseira do carro) e sidepod foram outras partes que passaram por pequenas alterações.

Jack Doohan (Foto: AFP)

Haas: a esquadra norte-americana foi a que mais mexeu no carro, com especificações na parte traseira (endplate da asa, beam wing, suspensão e entradas de ar próximas às rodas), revisões na suspensão dianteira, asa dianteira e entradas de ar na parte frontal e também alterações no assoalho (corpo, aletas e bordas) e na cobertura do motor. Tudo em nome da redução do arrasto e melhor condicionamento da carga aerodinâmica.

Racing Bulls: sidepods, asa e suspensão dianteiras são as novidades levadas pela equipe de Faenza para Melbourne. O objetivo das revisões também é principalmente na eficiência aerodinâmica.

Williams: o time comandado por James Vowles se preocupou em melhorar o resfriamento do carro com revisão nas frisas e na cobertura do motor — específicas para a pista australiana —, além de asa dianteira para melhorar o downforce em conjunto com o trabalho do assoalho.

Sauber: a equipe de Gabriel Bortoleto mexeu na tampa do motor, assoalho e asas dianteira e traseira em busca de mais condicionamento do fluxo de ar e atualizações e nas entradas de ar próximas às suspensões dianteira e traseira para otimizar o acerto mecânico.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

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