Red Bull conclui que menos é mais e simplifica RB21 para evitar crise na F1 2025
Com objetivo de dar volta por cima após cair em crise ao longo de 2024, Red Bull decidiu simplificar carro de 2025. Informação é do portal RacingNews365
Quem olha somente para o resultado da temporada que passou na Fórmula 1 e visualiza Max Verstappen com o quarto título seguido do Mundial de Pilotos perde de vista a situação na qual a Red Bull terminou o ano: em crise. Ao perder o campeonato de Construtores e terminar atrás de McLaren e Ferrari, examinou a si próprio para concluir como entrar em 2025. E a decisão foi simplificar o conjunto para retomar controle do grid.
A informação é do portal RacingNews365. Segundo o veículo, houve uma enorme investigação e avaliação da equipe de aerodinâmica, que conta com Enrico Balbo como diretor, para tirar o que do RB20 tinha condições de servir de base para o RB21 e o que precisava ser descartado. A conclusão foi que especialmente a parte de dinâmica interna do fluxo de ar tinha de ser simplificada.
A decisão levou então a uma base para o trabalho que parte de um conceito interno mais tradicional na comparação com o RB20 – que, na época, surpreendeu ao mostrar conceitos totalmente diferentes ao dominante RB19. Além disso, a medida definida para o RB21, na compreensão da equipe, facilita a maneira de fazer o ar se movimentar pelo chassi.
A avaliação geral foi que o modelo anterior utilizado para o fluxo de ar, bem como a nova tampa do motor adotada a partir do GP da Hungria do ano passado, dificultavam a interação entre a asa traseira e o difusor. Mais que isso, novidades pensadas pela equipe de aerodinâmica para evoluir o carro durante 2024 tiveram de ser descartadas por conta do efeito drástico que teriam no teto orçamentário e na equipe de pesquisa aerodinâmica para que fossem adaptados à nova tampa do motor.

Para o veículo, a demonstração visual da simplificação que está sendo posta em prática no RB21 será nos sidepods e topo da tampa do motor. O carro não vai ser tremendamente diferente no que diz respeito ao design, mas a intenção da Red Bull é ser mais certeira na base da aerodinâmica, sobretudo assoalho e asas. O objetivo final é melhorar drasticamente a dinâmica do fluxo de ar.
Ainda, é provável que a equipe da marca de bebidas energéticas retroceda com a flexibilidade da asa dianteira para algo mais trivial, enquanto a suspensão vai seguir com o mesmo conceito e apenas algumas novidades cinemáticas.
As mudanças, claro, chegam em resposta ao que a Red Bull admitiu como um vácuo que se criou ao longo da temporada entre aerodinâmica e a equipe geral de engenharia e desempenho. Afinal, apesar de Verstappen, ficou claro que a equipe teve graves dificuldades para encontrar alternativas.
A data da apresentação da Red Bull ainda não foi confirmada, mas Christian Horner indicou que seria em algum momento no fim deste mês, antes do evento coletivo que a F1 vai realizar em 18 de fevereiro, em Londres.
A Fórmula 1 ainda aproveita as férias. A próxima atividade é a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Drugovich renova com Aston Martin e segue como piloto reserva na F1 2025

