Red Bull descarta erro humano em problema no freio de Verstappen: “Sequência de fatos”

O engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan, explicou que questões como a que provocou o abandono de Max Verstappen na Austrália são muito mais complexas e se estendem pelo final de semana, mas o time promoveu "mudanças sutis" para que nada de errado aconteça no Japão

A Red Bull rebateu a sugestão de Max Verstappen de que o problema nos freios que o levou ao abandono no GP da Austrália foi desencadeado por um erro processual em vez de uma falha da peça. O engenheiro-chefe dos taurinos, Paul Monaghan, explicou que se tratava de uma situação muito mais complicada e que se desencadeou ao longo de todo o final de semana, porém assegurou que o time promoveu “mudanças sutis” para impedir que tal sequência se repita no Japão.

Verstappen abandonou ainda nas primeiras voltas da corrida australiana e disse após descer do carro que a sensação desde a largada era a de “pilotar com o freio de mão puxado”. Depois, a equipe constatou que uma falha na pinça foi a causa, mas a fornecedora da peça, a Brembo, defendeu-se e culpou o acerto escolhido pelos austríacos para o carro de Max como a razão do incidente.

Durante a coletiva de imprensa realizada em Suzuka na quinta-feira (4), Verstappen reforçou a ideia de falha humana ao dizer que se tratava muito mais de “um problema processual do que uma falha do projeto”.

Monaghan foi questionado no Japão pelos jornalistas e explicou que a situação era mais complexa. “Não foi realmente um problema, no fim das contas, mas é preciso protegê-lo adequadamente, sem dúvida. Os procedimentos serão um pouco alterados para garantir que isso não aconteça novamente.”

Max Verstappen sugeriu falha processual no abandono, mas Red Bull rebateu (Foto: AFP)

Em seguida, o engenheiro revelou que, na verdade, foi possível notar anormalidades logo após o TL1. “Como acontece muitas vezes quando carros abandonam a corrida, uma sequência de eventos ocorreu em uma ordem apropriada e desencadeou isso.”

“Quase dá para rastrear o que começou na sexta-feira. Sábado, havia indícios pouco claros de que talvez houvesse algo errado, mas não havia nada que se destacasse para dizer que ele abandonaria. Portanto, foram muitas coisas”, seguiu.

“Se interromper a sequência, interrompe-se o problema. Portanto, há pequenas mudanças para tentar interromper essa sequência que levou àquele evento específico. E é aplicável a todos os carros, pois se houver uma sequência de eventos que leve ao abandono da corrida, você tenta barrá-la antes de acontecer. Então, não vou dizer que é um processo ou qualquer outra coisa. Cada um dará o seu seu melhor para garantir a cessação disso”, garantiu.

Para a corrida em Suzuka, a Red Bull promoveu várias atualizações, como mudanças no assoalho, mas também chamou atenção as alterações no sidepod e nos dutos de ar. Monaghan falou sobre as soluções a curto prazo e confirmou que outras serão feitas ao longo da temporada.

“Há algumas mudanças sutis. Na verdade, é um processo bastante longo lidar com os dutos de ar quente. Claro que não estamos buscando uma repetição, mas quais correções podem ser aplicadas, já que a Austrália está recente e há mais correções de longo prazo vindo conforme e quando as partes puderem ser revisadas”, completou.

Por fim, ao ser indagado se temia um novo problema no RB20, o engenheiro negou. “Não, duvido”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 2 está marcado para as 3h desta sexta-feira (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.