Red Bull desiste de ter Herta na AlphaTauri e culpa burocracia “incompreensível”

Fim da linha. Os esforços da Red Bull em trazer Colton Herta para a Fórmula 1 se esgotaram. A equipe austríaca tinha como plano contratar o americano para correr pela AlphaTauri em 2023, mas a impossibilidade quanto à obtenção da superlicença acabou por colocar um ponto final na empreitada

O esforço de ter Colton Herta na Fórmula 1 está acabado. A Red Bull desistiu de correr atrás do piloto da Andretti na Indy para ocupar a vaga de Pierre Gasly na temporada 2023 da Fórmula 1. A informação veio de Helmut Marko, conselheiro do grupo, nesta sexta-feira (16).

Ao site alemão Motorsport-Total, o dirigente reclamou da “incompreensível” burocracia que impediu Herta de chegar à categoria, em referência à superlicença necessária para que um piloto possa correr na F1, e da perda que a categoria acaba tendo como um todo.

“É uma pena que as pessoas não percebam o valor que um piloto americano, especialmente um cara como Colton Herta, teria para o crescente mercado americano, sobretudo com três corridas lá”, declarou Marko.

Herta era declaradamente a primeira opção da AlphaTauri para substituir Gasly em 2023. Mas a equipe de Faenza só liberaria o francês para assinar com a Alpine caso Colton conseguisse a superlicença. A Federação Internacional de Automobilismo não pretende conceder uma exceção ao americano. E tem o apoio da maioria das equipes do grid e da própria F1, que disse que a autorização afetaria a credibilidade da entidade que rege o esporte.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

HELMUT MARKO; RED BULL; FÓRMULA 1; CONSULTOR DA RED BULL;
Helmut Marko entende que a F1 perdeu enorme oportunidade de entrar no mercado americano (Foto: Red Bull Content Pool)

A Red Bull, no entanto, ainda não desistiu de ter alguém para o lugar de Gasly. O Motorsport-Total revelou que a equipe descartou qualquer piloto de sua própria base, o que tira as chances do bem conceituado Liam Lawson, e que Mick Schumacher, dúvida para seguir na Haas, também está fora da lista.

“Estão avaliando agora quais são as possibilidades”, disse Marko à publicação. Caso não haja ninguém, Gasly fica na equipe por mais uma temporada e empurra à Alpine o problema de achar um titular para a vaga de Fernando Alonso, que será piloto da Aston Martin.

O jovem piloto de apenas 22 anos também faria parte de uma sessão de testes da Alpine na Hungria, mas é provável que sua participação acabe cancelada diante deste cenário.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.