Red Bull defende tática de parar Verstappen após Pérez na Bélgica: “Era o mais seguro”
Christian Horner afirmou que a Red Bull apostou em segurança durante a sprint do GP da Bélgica e ainda lamentou o toque entre Sergio Pérez e Lewis Hamilton
A Red Bull defendeu a decisão de primeiro parar Sergio Pérez para a troca de pneus logo após a largada da corrida sprint da Bélgica, realizada neste sábado (29), mantendo Max Verstappen na pista por mais uma volta. Christian Horner, na verdade, explicou que a decisão foi a escolha “mais segura” para ambos, por conta das posições originais de pista.
Após mais de meia hora de atraso, a largada para as 15 voltas em Spa-Francorchamps — que depois viraram 11 — se deu atrás do safety-car por conta da pista muito encharcada. Sem a chuva, no entanto, não demorou para as condições pedirem os intermediários, e assim que o carro de segurança saiu de cena, metade do grid imediatamente entrou nos boxes, porém a outra parte permaneceu na corrida. Verstappen foi um deles, entrando no giro seguinte, ao contrário de Pérez.
Relacionadas
“Obviamente, o privilégio de ser o primeiro no pit-lane é que você tem todo o grid potencialmente chegando atrás de você. O mais seguro de se fazer com Max [Verstappen] era largar e parar o Checo [Pérez] primeiro. Ele teve uma parada incrível e uma ótima liberação que o colocou à frente das Ferrari e do Lewis [Hamilton], o que o elevou para a quarta posição”, explicou o dirigente.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“É risco versus recompensa e, por um momento, não pareceu que daria certo. Porém, tínhamos confiança de que o ritmo era bom, mas você nunca sabe. Max comentou que viu Oscar [Piastri] desgastar bem os pneus e que isso pode ter facilitado para ele voltar à primeira posição”, completou.
O inglês ainda comentou sobre o momento que determinou o vencedor da sprint, não se furtando em elogiar Piastri, que liderou a prova durante algumas voltas com a McLaren. “Max parou no início da segunda volta e saiu atrás de Oscar, mas rapidamente chegou perto e conseguiu a ultrapassagem para a vitória. Mas, independente disso, foi novamente uma corrida muito boa de Piastri.”
Já sobre o contato entre Pérez e Hamilton, que fez o mexicano deixar a prova, só restou a Horner lamentar. “Infelizmente, o contato, do lado esquerdo do sidepod, abriu um grande buraco no carro, e aí você perde muito downforce. A perda de desempenho foi imediatamente visível e não tivemos outra escolha a não ser retirar o carro. Isso foi muito triste”, finalizou o britânico.
A Fórmula 1 retorna à pista no domingo para o GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2023, com largada prevista para as 10h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana AO VIVO e em TEMPO REAL. O GP também transmite a corrida em segunda tela a partir das 9h40, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 no YouTube.

