Red Bull coloca em dúvida sucesso de Newey na Aston Martin: “Precisa de um time”
Consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko disse que Aston Martin usou Adrian Newey como uma "cenoura" para atrair Max Verstappen, mas ressaltou que o sucesso do time inglês ainda não é uma certeza
Na opinião de Helmut Marko, consultor-esportivo da Red Bull, a Aston Martin lançou uma “cenoura” à frente de Max Verstappen para tentar atraí-lo. Ao comentar o interesse do time inglês no tetracampeão, em notícia amplamente divulgada na Inglaterra, o austríaco teceu uma série de elogios ao projetista Adrian Newey e o colocou como ponto central nos rumores sobre o neerlandês.
Segundo Marko, que trabalhou com Newey por cerca de duas décadas, a primeira vontade do engenheiro na nova equipe será ter um piloto de ponta. Naturalmente, o vencedor dos quatro últimos títulos mundiais surge como o grande destaque nessa busca. Assim, faria parte da estratégia “usar” o inglês para chamar atenção de Max.
“Adrian Newey é um corredor de puro-sangue e uma pessoa muito inteligente”, disse Marko ao canal austríaco ServusTV. “A primeira coisa que ele vai querer é o piloto mais rápido. Ele defende isso. E vamos colocar desta forma: a cenoura foi posta para Verstappen”, afirmou.
Além disso, a relação do time de Verstappen em categorias GT com a Aston Martin e a ida da Honda para o time britânico também servem como motivos para alimentar os rumores. Marko, por outro lado, disse que o único pensamento do neerlandês é vencer — algo que a esquadra de Lawrence Stroll não pode oferecer.

“Ele é um fã de carros de turismo, tem sua própria equipe e também usa um Aston Martin por lá”, analisou. “Acho que isso levou ao resto das conversas. Mas, no fim, Max quer vencer, e todo mundo na Fórmula 1 sabe disso”, ressaltou.
E o consultor foi além. Mesmo considerando Newey um “gênio”, Marko colocou em dúvida o sucesso do trabalho na Aston Martin e frisou que não espera ver um grande crescimento em pouco tempo.
“Newey é certamente um gênio, mas as coisas não vão acontecer em uma noite. Além disso, ele precisa de um time ao redor dele. Então, não vejo isso acontecendo em um futuro próximo”, finalizou o consultor da Red Bull.
Com o período de testes coletivos oficialmente encerrado, a próxima atividade da F1 é a estreia da temporada, no GP da Austrália. A etapa está programada para acontecer entre os dias 14 e 16 de março, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

