Red Bull elege melhor vitória na F1 e diz que Verstappen e Vettel têm ambição em comum

Christian Horner disse que a vitória de Sebastian Vettel no GP de Abu Dhabi em 2010 foi marcante para a Red Bull por ter sido inesperada. O triunfo ainda representou o primeiro título da história da equipe no Mundial de Pilotos e de Construtores

A Red Bull possui um currículo invejável em apenas 17 anos de Fórmula 1: já são 84 vitórias, 77 pole-positions e quatro títulos mundiais de Pilotos e Construtores. Mas uma conquista em especial vai ficar marcada para sempre na história da equipe taurina, na visão de Christian Horner: a vitória de Sebastian Vettel em Abu Dhabi 2010, que culminou no primeiro título do alemão e também dos austríacos.

A corrida em Yas Marina fechou a temporada daquele ano, e Vettel chegou ao GP final em terceiro na classificação, atrás do companheiro de equipe, Mark Webber, e de Fernando Alonso, que defendia a Ferrari. 15 pontos separavam o jovem alemão do já bicampeão do mundo, que alinhou sabendo que o quarto lugar bastava para conquistar o seu terceiro título na F1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2021 Abu Dhabi Yas Marina Domingo Red Bull Sebastian Vettel Max Verstappen
Sebastian Vettel e Max Verstappen (Foto: Bryn Lennon/Getty Images)

“[2010] Provavelmente, porque foi contra todas as possibilidades”, disse Horner à Cambridge Union, ao ser questionado sobre a vitória mais marcante da Red Bull. “Sebastian venceu a última corrida, em Abu Dhabi, e ele não liderou o campeonato naquele ano”, lembrou o inglês.

Na classificação, Vettel conquistou a pole-position, enquanto Alonso ficou em terceiro e Webber partiu apenas em quinto. Na corrida, porém, o espanhol ficou preso atrás do russo Vitaly Petrov, que defendia a Renault, após a parada nos boxes e viu um título que parecia certo escapar das suas mãos. Alonso terminou apenas em sétimo, enquanto Vettel entrava para a história como o campeão mais jovem da Fórmula 1.

“Fernando era o favorito para vencer aquele campeonato e aquela corrida, e literalmente contra as probabilidades, Sebastian venceu e Fernando e Mark terminaram atrás dele. Isso foi o bastante para ele ser campeão do mundo, contra todas as chances”, salientou.

Hoje, a Red Bull caminha para mais um período de glória da categoria, dessa vez com Max Verstappen. Depois da conquista no ano passado, o holandês lidera o Mundial desse ano com 80 pontos de vantagem sobre Charles Leclerc e já tem oito vitórias em 13 GPs disputados.

Horner fez uma comparação entre Vettel e Verstappen e disse que o único ponto em comum que percebe entre os campeões é a ambição. “Eles são totalmente diferentes. Sebastian é muito meticuloso em cada aspecto sobre o que acontece com o carro, cada componente do carro. Ele costumava ser o último a deixar o circuito, e as reuniões… levava meia hora só para explicar a volta de formação, sem falar a corrida.”

“Max é muito mais simplista. Ele é apenas um talento muito bruto. O piloto mais faminto que já conheci, só pensa em vencer. Ele é muito direto no feedback e com o seu engenheiro de corrida. Às vezes, eles parecem um casal antigo”, comparou Horner. “Mas você sabe que, a cada volta, ele vai te dar 110%. E exige o mesmo da equipe”, ressaltou.

“Então, eles têm personalidades muito diferentes, são personagens muito diferentes. Mas eu diria que a única coisa que possuem em comum é a ambição”, finalizou o dirigente.

LEIA TAMBÉM
Vettel sofre em queda de braço com Aston Martin e prepara ‘tour do adeus’ na F1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.