Red Bull espera “não ter surpresas” no GP da China, mas admite preocupação com pneus

Helmut Marko, consultor da equipe de energéticos, espera que a Red Bull chegue com ritmo forte no GP da China com seus dois pilotos: Max Verstappen e Sergio Pérez

​O desgaste dos pneus é uma preocupação constante das equipes, principalmente em circuitos onde o asfalto e o calor são mais agressivos. No próximo fim de semana, a Fórmula 1 retorna a Xangai, na China, pela primeira vez desde 2019, último ano pré-pandêmico. E essa preocupação já ecoa na cabeça do consultor da Red Bull, Helmut Marko.

Os atuais campeões mundiais tiveram problemas com o desgaste dos pneus no GP da Austrália, onde Max Verstappen acabou abandonando na terceira volta por problema nos freios traseiros e Sergio Pérez cruzou a linha de chegada na modesta quinta posição. Marko diz esperar não ter surpresas na China, como a equipe austríaca teve em Albert Park. Em Xangai, a pista também tem um histórico de alto desgaste de pneus, já que o traçado conta com grandes zonas de tração e curvas longas.

​”Espero que não tenhamos nenhuma surpresa como em Melbourne. Lá, o asfalto estava muito agressivo e estávamos completamente errados quanto ao desgaste dos pneus, que é justamente um dos nossos pontos fortes”, disse Marko à emissora inglesa de TV Sky Sports.

A preocupação da Red Bull é reforçada, ainda, por ser o primeiro fim de semana de corrida sprint na temporada. As equipes terão um tempo escasso para encontrar a melhor configuração dos carros em um circuito que foi totalmente reformado para voltar a receber uma etapa da F1 novamente.

Red Bull quer manter dominância de Verstappen na China, como foi no Japão (Foto: Red Bull Content Pool)

A licença do Circuito Internacional de Xangai estava vencida, mas foi reavaliada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo)​. A pista foi recapeada, teve barreiras de proteção renovadas e as instalações ganharam nova pintura, algo que não era feito desde 2019.

Quatro etapas após o começo da F1 2024, Max Verstappen lidera o Campeonato Mundial de Pilotos com 77 pontos, seguido pelo companheiro de equipe Sergio Pérez, com 64, e o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, com 59.

​A Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.