Red Bull exalta “pneus certos” para Verstappen na Holanda: “Funcionou lindamente”
Christian Horner disse que o GP da Holanda foi muito difícil por conta da escolha da estratégia, mas que era crucial ter Max Verstappen calçado com os pneus certos no momento da relargada, após o safety-car
A Red Bull ousou mais uma vez na estratégia e viu a recompensa ao final com mais uma vitória de Max Verstappen, a décima na temporada 2022 da Fórmula 1, dessa vez na Holanda. Christian Horner falou após a corrida, porém, que não foi fácil decidir pela estratégia com as intervenções de safety-car real e virtual, mas que tudo correu melhor que o esperado.
Durante a prova em Zandvoort deste domingo (4), Verstappen colocou pneus duros para o stint final, enquanto Lewis Hamilton e George Russell vinham atrás, com compostos médios. O rendimento do RB18, no entanto, era sólido, mas o safety-car causado por Valtteri Bottas proporcionou uma chance real de vitória para a rival Mercedes. E a Red Bull não pensou duas vezes: chamou o líder do campeonato para colocar compostos macios, mesmo sabendo que ele fatalmente perderia o primeiro posto para a dupla prateada.
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“Foi uma corrida extremamente difícil, com safety-car virtual e real. Foi sobre tomar as decisões certas, e, particularmente, no último pit-stop de Max, que o tirou da liderança e o colocou atrás das Mercedes, era crucial que ele estivesse com os pneus certos”, explicou Horner, que não escondeu a satisfação ao ver que Verstappen precisou de apenas uma curva para voltar à liderança. “Funcionou lindamente no final”, ressaltou.
A Mercedes até tentou uma jogada também parando Russell, mas ele acabou ficando atrás de Verstappen, enquanto Hamilton permaneceu na pista com pneus médios e mais desgastados. “Acreditei que eles [Mercedes] manteriam os dois na pista [Hamilton e Russell], e isso os deixaria expostos, mas pensei que deixariam George como defensor para impedir [a ultrapassagem de] Max.”
“Isso deu a Max uma corrida livre contra Lewis, e havia um jogo extra de pneu. Max fez o trabalho bem rápido. No virtual safety-car, trocamos naquele momento para os compostos duros, que não tínhamos planejado usar caso a corrida tivesse acontecido dentro do previsto. Teríamos ido de macio/ médio/ macio”, completou Horner.
Enquanto Verstappen venceu, Sergio Pérez chegou num distante quinto lugar, a 18s do holandês. Horner disse que Checo quis pneus médios no fim, quando a equipe achava melhor ter trocado para os macios. “Queremos os dois pilotos lá em cima [do pódio]. Checo foi ultrapassado por Carlos [Sainz]. Ele queria médios para a parte final, pois estava se sentindo mais confortável. Deveríamos ter rejeitado a ideia e ido de macios”, concluiu o chefe dos taurinos.

