Red Bull explica atualização “sutil” no assoalho: “Não queremos que Monza se repita”

Paul Monaghan, engenheiro-chefe da Red Bull, explicou nesta sexta-feira (13) que a equipe promoveu leves mudanças no assoalho do RB20

A Red Bull começou o fim de semana do GP do Azerbaijão um pouco mais esperançosa após um GP da Itália frustrante. No TL1, Max Verstappen liderou, enquanto Sergio Pérez foi o terceiro e ainda subiu para o segundo lugar ao final do TL2. Para esta rodada, a equipe austríaca apresentou um novo assoalho, que, segundo Paul Monaghan, engenheiro-chefe do time, conta com mudanças “sutis”. 

Na última prova, no GP da Itália, a Red Bull só conseguiu chegar até o sexto posto com Verstappen, enquanto Pérez foi o oitavo. Com isso, o neerlandês chegou a seis corridas sem vencer e igualou o pior resultado do ano, excluindo o abandono na Austrália e repetindo a sexta posição conquistada em Mônaco

Para evitar novas performances abaixo do desejado, Monaghan explicou que a nova configuração do assoalho chega para “tornar o carro melhor” e não deixar com que “Monza se repita”.  

“O aprendizado é contínuo e a reação mais imediata tende a acontecer nas últimas corridas, então é uma prova para todos que acertamos aqui. É muito trabalho duro e isso continuará. Falta apenas uma semana para Singapura e potencialmente teremos outra evolução. A escala da atualização determina o atraso, então, se conseguimos fazer isso nesta corrida, não vamos precisar de uma maior em termos de mudança aerodinâmica. É sutil, mas o efeito pode ser bom e acho que a prova será no domingo à tarde”, explicou.

Max Verstappen fechou a sexta-feira satisfeito em Baku (Foto: Red Bull Content Pool)

“Tentamos fazer mudanças no carro para torná-lo melhor e não queremos que Monza se repita. Não foi o fim de semana mais agradável para nós, por isso gostaríamos de melhorar em relação aos concorrentes”, continuou. 

Monaghan não esclareceu se ambos os carros contarão com o assoalho novo, mas reforçou que a prova maior desta atualização será no GP do Azerbaijão deste domingo (15) e disse que tudo indica que “é a coisa certa a se fazer”. 

“Como sempre digo, vamos ver como estaremos no domingo à tarde. Então, saberemos um pouco mais sobre o que estamos fazendo. Desta vez, todas as pesquisas dizem que essa é a coisa certa a se fazer”, concluiu. 

No Mundial de Construtores, a Red Bull lidera, mas tem apenas 8 pontos de vantagem em relação à McLaren, que vem em segundo. Já entre os pilotos, Verstappen é o primeiro, com 303 tentos, 62 a mais que o vice Lando Norris.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (14), o TL3 abre o dia às 5h30, ao passo que a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.