Red Bull elogia “força mental” de Lawson e diz que Tsunoda “ainda perde o controle”

Helmut Marko, consultor da Red Bull, explicou o motivo de a equipe ter escolhido o menos experiente Liam Lawson para formar dupla com Max Verstappen na Fórmula 1 em 2025

A Red Bull sofreu com a falta de resultados de Sergio Pérez ao longo de 2024 e se viu obrigada a fazer uma mudança na sua dupla de pilotos para a próxima temporada. E ao contrário do que era esperado, a equipe taurina promoveu o menos experiente Liam Lawson e manteve Yuki Tsunoda na Racing Bulls. De acordo com o consultor Helmut Marko, o japonês não tem emocional para correr ao lado de Max Verstappen.

Tsunoda estreou na Fórmula 1 em 2021, mas falhou muito no ano de estreia. Além da falta de consistência nos resultados, também perdia o controle das emoções quando as coisas não saiam como planejado. No entanto, o #22 aprendeu a lidar com as frustrações de forma mais madura e se tornou um piloto um pouco mais regular quando comparado ao passado.

Mas na visão de Marko, por maior que tenha sido a evolução de Tsunoda, ele ainda não mostrou que está pronto para assumir o lugar ao lado de Verstappen. Segundo o austríaco, Lawson, que tem apenas 11 corridas na carreira e ainda é um pouco mais lento, tem mais chances de entregar o que a equipe espera, uma vez que é mais forte mentalmente.

“Em termos de velocidade, Tsunoda é o mais rápido dos dois no momento. Mas ele não tem a consistência necessária e continua cometendo erros. Suas explosões de raiva melhoraram consideravelmente, mas continuam sendo um problema, ele perde o controle”, disse o consultor da Red Bull.

Liam Lawson foi o escolhido pela Red Bull (Foto: Red Bull Racing/ Red Bull Content Pool)

“Acreditamos que isso causaria desafios emocionais significativos para Tsunoda se ele percebesse, junto com Max, que não poderia vencê-lo, ou talvez nem chegar perto dele. Lawson tem a força mental para correr ao lado de Verstappen e aceitar que não será capaz de desafiá-lo”, finalizou Marko.

Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.