Chefe da Red Bull isenta motor e culpa DRS por revés de Verstappen na classificação

Christian Horner explicou falha no RB18, mas afirmou que não acreditava que o holandês tivesse condições de superar a volta de 1min18s750 de Charles Leclerc. O dirigente previu, porém, uma disputa apertada entre Red Bull e Ferrari no GP da Espanha

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: CLASSIFICAÇÃO GP DA ESPANHA DE F1 | Briefing

Christian Horner apontou uma falha no DRS como causadora dos problemas de Max Verstappen na reta final da classificação do GP da Espanha de Fórmula 1 neste sábado (21). Apesar do revés, o chefe do time dos energéticos assumiu que o holandês não tinha desempenho o suficiente para bater Charles Leclerc pela pole-position em Barcelona.

Já na parte final do Q3, quando se preparava para a última tentativa de volta rápida, o campeão vigente se queixou de perda de potência e acabou a sessão a 0s323 de Leclerc, na segunda colocação do grid.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Charles Leclerc e Max Verstappen vão dividir a primeira fila em Barcelona (Foto: Red Bull Content Pool)

Apesar da queixa, Horner garante que não foi um problema de motor, mas uma falha momentânea com o DRS, que ainda precisa ser mais investigada.

“Não foi, na verdade, potência no final, foi o DRS que não abriu”, explicou Horner. “Obviamente, precisamos pegar o carro de volta para entender o que causou isso, pois abriu na reta oposta só para checarmos quando ele estava voltando aos pits”, detalhou.

Ainda assim, Christian assumiu que a Red Bull não tinha desempenho o bastante para fazer frente a Leclerc, que fez uma “ótima volta”, mesmo sob pressa após ter rodado na primeira tentativa.

“Mas não acho que tínhamos o bastante hoje para bater aquela volta de Charles. Foi uma ótima volta com ele sob pressão no final, mas ainda estou satisfeito com a primeira fila”, comentou.

Tal qual disse Leclerc, Horner espera que a gestão dos pneus tenha um papel chave na corrida em Barcelona, já que a expectativa é por um forte calor.

“Nessas temperaturas, será uma questão de desgaste de pneus e gestão de pneus, então será uma corrida fascinante”, previu. “Acho que [Red Bull e Ferrari] estão muito equilibradas, então será uma corrida disputada”, previu.

GRANDE PRÊMIO cobre in loco as ações da categoria no Circuito de BarcelonaCatalunha com Eric Calduch e, além disso, acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL. No domingo, a largada está marcada para as 10h [Brasília, GMT-3].

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: TREINOS LIVRES GP DA ESPANHA DE F1 | Briefing

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.