Red Bull dá jeito e corta asa traseira do RB20 para resto do fim de semana em Las Vegas

Sem tempo para receber uma asa traseira nova, a Red Bull precisou fazer ajustes na peça levada para Las Vegas e cortou parte da borda para deixá-la mais estreita

A escolha totalmente equivocada na configuração da asa traseira levada para Las Vegas obrigou a Red Bull a ter de apelar para o famoso ‘jeitinho’ para resolver a enorme perda de desempenho nas retas do circuito urbano. A equipe precisou cortar um pedaço da peça para deixá-la mais estreita e, com isso, reduzir o arrasto aerodinâmico dos carros de Max Verstappen e Sergio Pérez.

O modelo selecionado para a etapa na cidade norte-americana era semelhante ao usado em Monza, também pista de alta velocidade, por isso os taurinos ficaram tão surpresos com o déficit de cerca de 0s6 nas longas retas. Sem tempo para trazer outra especificação, a equipe cortou mais as bordas da aba superior, aumentando a profundidade da meia-lua existente.

Além da peça principal, a beam wing — asa menor que fica na parte de trás e ajuda no direcionamento do ar sujo — também teve os limites ajustados. Depois das atividades de pista na quinta-feira, horário local, Christian Horner esclareceu o erro com a asa traseira.

“Não temos uma asa projetada especificamente para downforce muito baixo, algo potencialmente aqui e em Monza. Digo, o dinheiro que se gasta na criação disso dentro do teto orçamentário, é preciso escolher como ele será gasto”, explicou o dirigente.

Comparativo da asa traseira da Red Bull com e sem corte (Arte: Thiago Rocha/Grande Prêmio)

“Portanto, você acaba aparando as asas que têm para atingir velocidade máxima, e é isso que muitas, muitas equipes fazem. Não esquecemos nossa asa traseira”, salientou.

A Red Bull ainda levou para Las Vegas atualizações na asa dianteira, pensada exclusivamente para a etapa nos Estados Unidos, com abas que apresentam curvatura menor para ajudar a equilibrar o nível de donwforce, além de uma ligeira mudança no assoalho.

No TL3 realizado no fim da noite desta sexta-feira (22), em Brasília, Verstappen voltou a reclamar muito da dirigibilidade do RB20. Em dado momento, chegou a dizer que ia acabar batendo, sendo, então, instruído a retornar aos boxes. O neerlandês só melhorou a performance quando calçou os pneus macios, a dez minutos do fim, entrando no top-5.

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