Red Bull diz que luta de 2024 “era o esperado para 2023”. Mas “outros trabalharam mal”
Pierre Waché, diretor-técnico da Red Bull, apontou que dificuldades na Fórmula 1 2024 já eram esperadas no ano anterior. Só que rivais não conseguiram engrenar
Quem assistiu o domínio acachapante da Red Bull na segunda metade de 2022, em toda a temporada 2023 e nas primeiras corridas de 2024 jamais poderia imaginar a reviravolta que a Fórmula 1 mostrou neste ano. Apesar do tetracampeonato de Max Verstappen, o time da marca de bebidas energéticas está longe no Mundial de Construtores, mas garante que é o esperado há muito tempo.
Pierre Waché, diretor-técnico da Red Bull, afirmou que a equipe esperava as dificuldades que se apresentaram neste 2024 já em 2023. O motivo de não ter acontecido? As rivais não trabalharam bem.
“O que aconteceu este ano é o que esperávamos em 2023, sinceramente. Em 2022, não começamos com o melhor carro, foi a Ferrari. E achamos que seria o mesmo em 2023, mas não aconteceu. Em 2024, no começo do ano, também não. Isso eu não consigo explicar”, repassou.
“Não foi que fizemos um trabalho melhor. Foi mais que os outros fizeram um trabalho ruim durante alguns períodos. O fato da McLaren ter começado tarde nesta temporada não foi culpa nossa. O carro não era tão diferente assim. Em termos absolutos, era a mesma coisa. Mas temos de melhorar o desempenho do carro, porque os outros são mais rápidos agora”, pontuou.
Por fim, Waché abordou o momento da virada da Red Bull na temporada: as dificuldades do GP da Itália.
“Monza foi um ponto-chave e um despertador para nos acordar. Mostrou algumas questões do nosso carro que ainda não tínhamos visto. Ou tinha suspeitado e imaginado. O que é impressionante é como a equipe reagiu para consertar e reduzir os problemas. Em Austin, trouxemos algo novo e até Max creio que falou que o carro estava melhor”, recordou.
Agora, a Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, para o GP do Catar, o penúltimo da temporada.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: F1 confirma acordo com GM e transforma Cadillac em 11ª equipe a partir de 2026