Red Bull mexe no sidepod: atualizações das equipes para GP do Japão da F1 2024

Apenas três equipes não fizeram revisões em seus carros para o GP do Japão. A maioria das mudanças foram pensadas para melhorar o fluxo de ar na prova em Suzuka

A Fórmula 1 chega a Suzuka neste fim de semana para a realização do GP do Japão, quarta etapa da temporada 2024, e várias equipes promoveram ajustes para seus carros. Dos dez times que fazem parte do grid, apenas Mercedes, McLaren e Haas não mexeram em nada. As demais, concentraram seus esforços, principalmente, no assoalho e nas asas traseiras e dianteiras.

Visando mais desempenho dos componentes, a líder Red Bull promoveu mudanças nas entradas de ar e no assoalho — buscando otimizar o componente sem sofrer alterações com o peso. Além disso, pensado especificamente para o GP do Japão, reduziu os dutos de entrada e saída dos freios dianteiros.

As alterações na Ferrari foram realizadas apenas na parte traseira do carro. A primeira delas foi na asa, que agora segue uma especificação mais condizente com a pista em Suzuka. Agora, tanto a asa superior quanto a beam wing — asa menor que ajuda a direcionar o ar sujo para a parte de trás do carro — vão trabalhar com o intuito de gerar mais downforce. Segundo a escuderia, o objetivo é antecipar a possibilidade de chuva ou condições de pouca aderência.

A Aston Martin seguiu um caminho similar ao da Red Bull e concentrou seus esforços para o assoalho. A peça foi revisada com o objetivo de melhorar o fluxo de ar, aumentando a pressão aerodinâmica e, consequentemente, o desempenho. 

A Alpine promoveu mudanças na asa dianteira para o GP do Japão (Foto: AFP)

A Alpine, uma das piores equipes do grid, chega para o GP do Japão com mudanças voltadas para a parte dianteira da A524. A principal delas está na asa, que agora tem um novo desenho que proporciona um pouco menos de arrasto e é mais eficiente do que a que estava sendo utilizada anteriormente.

Já a Williams fez alterações tanto na dianteira quanto na traseira do FW46. Agora as placas da asa dianteira estão mais recuadas, o que controla o fluxo de ar no pneu dianteiro, mas também afeta a passagem do vento em todo carro e, consequentemente, melhora a carga de downforce. A asa traseira agora recebe novos elementos, que foram revisados e proporcionam uma redução no arrasto aerodinâmico.

A RB e a Sauber também focaram suas atualizações no assoalho. O piso da VCARB 01 foi alterado e agora gera mais pressão aerodinâmica e melhora a qualidade do fluxo de ar. A C44 também recebeu um novo design no assoalho para o GP do Japão. Porém, a parte frontal e intermediária foi redesenhada para melhorar o fluxo de ar e a estabilidade do carro, resultando em uma melhora da eficiência aerodinâmica de todo o modelo.

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