Red Bull mira corrigir “limitações” com RB20, mas já direciona atenção ao carro de 2025

Chefe da divisão de engenharia de performance da Red Bull, Ben Waterhouse avaliou que o carro de 2023 tinha “limitações consideráveis”. O dirigente apontou que a equipe dos energéticos trabalhou para sanar essas falhas com o RB20, mas assumiu que a equipe já começa a direcionar atenção para a temporada 2025 da Fórmula 1

A temporada 2024 da Fórmula 1 sequer começou, mas a Red Bull já está de olho em 2025. Chefe da divisão de engenharia de performance, Ben Waterhouse revelou que a equipe já está direcionando atenção para o carro do próximo ano.

Campeã de Construtores em 2022 e 2023, a Red Bull dominou a F1 no ano passado, com 21 vitórias em 22 corridas — a exceção foi o GP de Singapura, vencido por Carlos Sainz Jr. Mas apesar do desempenho que resultou em 860 pontos ao longo do ano, a equipe comandada por Christian Horner entende que o RB19 tinha “limitações consideráveis”, que procurou mitigar no novo modelo.

Na visão de Waterhouse, Singapura, por exemplo, mostrou fragilidades no carro. Assim, a ideia para este ano foi fortalecer os pontos fortes do carro, mas também tentar sanar o que classificou como “problemas críticos”.

“Estamos cientes de que o RB19 tinha limitações consideráveis”, disse Waterhouse em entrevista à publicação Racecar Engineering. “Se pensarmos em Singapura, certamente surgiram fraquezas. Há áreas em que queremos melhorar, seja em desempenho em altas ou baixas velocidades. Ao mesmo tempo, claro que tinham pontos fortes, que queremos valorizar, mas temos de tentar resolver os problemas críticos”, seguiu.

Red Bull foi dominante em 2023, mas viu falhas no RB19 (Foto: Red Bull Content Pool)

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Um dos grandes trunfos do RB19 era a eficiência aerodinâmica, que ficou refletida, por exemplo, em circuitos como Silverstone e Suzuka. Mas, em traçados que exigiam um carga menor, como Monza e Las Vegas, ou em traçados de rua mais sinuosos, como Mônaco e Singapura, o bólido rubro-taurino se mostrou mais frágil ante aos adversários.

O dirigente acredita que os pontos frágeis do RB19 estão no desempenho com carga aerodinâmica máxima, além da tração na saída das curvas lentas e na tendência a sair de frente em baixa velocidade.

“Por isso, definimos objetivos claros já no processo de desenvolvimento do RB19 para o RB20. No geral, conseguimos atingir a maioria deles. Mas não diria que todos estão satisfeitos, pois ainda há trabalho a fazer em relação ao RB19”, apontou Waterhouse.

O trabalho com o carro de 2024 começou ainda no começo do ano passado, quando a Red Bull interrompeu o desenvolvimento do RB19 para transferir recursos para o sucessor. Agora, os rubro-taurinos seguem esse mesmo cronograma adiantado, já pensando em 2025.

“O RB20 é um carro que tem, pelo menos, seis meses e já estamos começando a direcionar nossa atenção para o RB21, mesmo que a temporada ainda não tenha começado”, completou.

Vale destacar, porém, que o ano da Red Bull começou com revés, já que o RB20 reprovou no teste de impacto da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro de 2024, com os testes coletivos da pré-temporada, no Bahrein.

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