Red Bull mira futuro e monta esquema especial para Lindblad obter superlicença em 2025
Com o objetivo de preparar Arvid Lindblad para a temporada 2026 da Fórmula 1, Helmut Marko, consultor da Red Bull, disse que os taurinos planejam realizar "vários testes" com o britânico no próximo ano
Depois de Liam Lawson ganhar a vaga de Sergio Pérez ao lado de Max Verstappen, e Isack Hadjar ser promovido da Fórmula 2 para a Racing Bulls (antiga RB) em 2025, a Red Bull já admitiu que Arvid Lindblad é o próximo nome da fila de pupilos que pode ser capaz de estrear na Fórmula 1 em breve. Consultor dos taurinos, Helmut Marko deu detalhes sobre a preparação e revelou que “vários testes” estão programados para o britânico no próximo ano.
O jovem de 17 anos foi um dos destaques da Fórmula 3 em 2024, com quatro vitórias, sendo duas em uma única etapa, a da Inglaterra. As boas performances ao volante da Prema o levaram a brigar pelo título até a última etapa, mas uma reta final complicada de certame o fez terminar na quarta posição. No início de setembro, Lindblad foi anunciado como piloto da Campos para a disputa da F2, justamente na vaga deixada por Hadjar.
Por ser um dos mais promissores da academia da Red Bull, Marko explicou que o time de Milton Keynes está preparando uma sequência de testes para que Arvid seja capaz de adquirir a superlicença da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) o quanto antes para, desta forma, ficar apto a competir na F1 em 2026. Sendo assim, o britânico deve completar alguns dias de TPC — testes com carros antigos, da sigla em inglês — nos próximos meses.
“Esse é o plano. O número ainda não está definido, mas serão vários testes”, revelou o consultor em entrevista ao podcast F1 Inside Line.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Chefe da Red Bull diz que “não ficaria surpreso” com Pérez ou Ricciardo na Cadillac
Para destacar a importância de tais atividades, Helmut citou Oscar Piastri, Jack Doohan e Oliver Bearman como exemplos, já que todos estarão no grid em 2025. Além disso, lamentou o fato de Lawson e Hadjar não terem tido a mesma oportunidade no passado.
“Acho que, no passado, se eu comparar com Doohan, ou com Piastri, ou também com Bearman, eles fizeram muitos testes com um carro de F1 de dois anos. Lawson, por exemplo, não teve essa oportunidade, e Hadjar, também, até certo ponto, não teve essa chance. E vamos mudar isso com Arvid, que, se fizer uma temporada muito boa na F2, pode ir com uma boa experiência para a F1 em 2026, talvez”, concluiu.
A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

