Pela quarta vez em cinco etapas da temporada 2023, uma corrida da Fórmula 1 terminou com os dois carros da Red Bull nas duas primeiras posições. No GP de Miami, realizado neste domingo (7), Max Verstappen saiu do nono lugar para superar o pole Sergio Pérez e conseguir uma vitória incrível, com pneus duros que aguentaram mais de 40 voltas antes de serem trocados. Christian Horner, chefe dos taurinos, explicou a estratégia.
“Uma grande corrida para nós como equipe, particularmente um 1-2 aqui”, celebrou Horner. “Max [Verstappen] largar com pneus duros foi um risco. Nossas simulações mostravam que seria uma corrida mais difícil, mas ele potencialmente poderia ganhar em caso de um safety-car na prova”, explicou.
Apesar da previsão, a corrida de Miami não contou com incidentes e terminou com todos os carros cruzando a linha de chegada, sem a necessidade de intervenção do safety-car. Ainda assim, Verstappen se manteve na pista e abriu distância suficiente para trocar os duros pelos médios e voltar pouco atrás de Pérez. Não demorou muito para os compostos novos fazerem a diferença, e o holandês tomou a primeira colocação para não largar mais.
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“O time de engenharia dele fez essa escolha e conseguiu fazer funcionar, mesmo sem o safety-car”, elogiou. “O ponto mais crucial foi entre as voltas 20 e 42, quando o ritmo dele com pneus usados conseguia se equiparar, e até superar, o ritmo de ‘Checo’ [Pérez]. E ‘Checo’ sabia que [uma distância de] 19s8 era o número mágico para segurá-lo atrás”, frisou.
Por fim, chamou atenção a capacidade de Verstappen de abrir distância para Pérez em um momento no qual usava pneus bem mais desgastados do que o mexicano — que também calçava duros àquela altura. No entanto, Horner explicou que o segundo colocado não teve nenhum problema e estava apenas gerenciando o desgaste antes de apertar o ritmo.
“Ele não teve nenhum problema, estava gerenciando os pneus”, afirmou Horner. “Ele sabia o quanto o dianteiro esquerdo era vulnerável, então o colocou na temperatura certa e fez o gerenciamento. Ele fez um bom trabalho com a gestão dos pneus, antes de acelerar o ritmo”, finalizou o chefe da Red Bull.
A próxima parada da Fórmula 1 acontece entre os dias 19 e 21 de maio, com o GP da Emília-Romanha, e o GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.