Red Bull promete avaliar possibilidade de parceria com Audi por motores na F1 em 2025

Helmut Marko, consultor da Red Bull, não descartou a possibilidade de colaborar com a Audi na produção de motores para a F1. A escuderia perde a Honda ao fim de 2021

Volta rápida na pista de Miami, que recebe a F1 em 2022 (Vídeo: Miami)

Helmut Marko, consultor da Red Bull, não descarta a possibilidade de a equipe dos energéticos se aliar à Audi para a fabricação de motores para a Fórmula 1. O dirigente austríaco considera unir forças com a marca alemã para 2025, quando o regulamento técnico do Mundial vai passar por novas mudanças profundas, que vão abranger a concepção da unidade de potência.

Em entrevista ao canal Servus TV, emissora parceira da Red Bull, Marko afirmou que a ideia é vista com bons olhos em Milton Keynes. “Nosso plano é construir nosso próprio motor até 2025, mas se a Audi se apresentar nesse ínterim, avaliaremos se a cooperação é possível”, afirmou.

HELMUT MARKO; RED BULL;
Helmut Marko jamais teve papas na língua (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O alento para a equipe austríaca é que até o ano de 2024 o desenvolvimento e as mudanças nos motores estarão congelados, mantendo-se iguais as atuais unidades. Porém, a partir de 2025, um novo regulamento específico técnico entrará em vigor. A expectativa é de que a Red Bull tenha dificuldades de fabricar unidades de potência por conta própria, apesar de tal possibilidade não ser completamente descartada.

A indefinição é fruto da saída da Honda da Fórmula 1, que se concretiza ao fim de 2021. A escuderia fica sem sua principal aliada, logo quando os japoneses parecem ter acertado a mão. Para não depender de ninguém antes da introdução do regulamento de 2025, os taurinos anunciaram a criação da Red Bull Powertrains, unidade especifica de desenvolvimento de motores, que será chefiada por Ben Hodgkinson, que trabalhou na Mercedes por 20 anos.

A Audi, por sua vez, é uma marca que flerta com relativa frequência com a F1. Ainda assim, nunca esteve de fato no grid, seja com equipe própria, seja como fornecedora. A montadora passou os últimos anos concentrando esforços na Fórmula E.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.