Red Bull mira “proteger Lawson de próprias expectativas” e planeja carro mais adaptável
Christian Horner, chefe da Red Bull, disse que a equipe está trabalhando para facilitar a adaptação de Liam Lawson junto dos taurinos na Fórmula 1
A Red Bull está com uma nova formação de pilotos para a temporada 2025 da Fórmula 1 e espera que Liam Lawson entregue resultados mais satisfatórios que Sergio Pérez. Por isso, além de estar trabalhando para conter as expectativas do neozelandês, a equipe dos energéticos tem no RB21 um projeto de carro que também casa com o estilo de pilotagem do competidor de 22 anos.
Desde que Daniel Ricciardo deixou a Red Bull para se juntar ao projeto da Renault em 2019, a equipe taurina sofre para encontrar um segundo piloto que tenha um ritmo parecido com o de Max Verstappen. Desde então, a equipe fez experimentos com Pierre Gasly, Alexander Albon e Pérez. O mexicano foi o que ficou com mais tempo na equipe, entre 2021 e 2024, e além de ter vencido corridas, ajudou o neerlandês na conquista do primeiro título e participou da campanha vencedora do Mundial de Construtores em 2022 e 2023.
Porém, Pérez já não correspondia às expectativas da Red Bull há algum tempo. E em meio ao crescimento de McLaren e Ferrari, ‘Checo’ perdeu rendimento e foi o único piloto das principais equipes que passou o ano sem vencer nenhuma corrida. Ao mesmo tempo, Lawson entrou como substituto de Ricciardo na RB, hoje Racing Bulls, e fez um bom trabalho.
Assim, Lawson foi escolhido para substituir Pérez na Red Bull em 2025. E o chefe Christian Horner sabe que o neozelandês não terá vida fácil, principalmente por estar dividindo a equipe com Verstappen. Por isso, o time está trabalhando para tornar o ambiente mais propício à adaptação de Liam.
“Daniel e Max formaram uma dupla forte, então tivemos dois juniores que tiveram dificuldades e foi por isso que Checo entrou no carro para a temporada de 2021 e lidou com a pressão. O outro fator no qual estamos focados é garantir que estamos criando uma janela operacional mais ampla com o RB21 do que com o RB20, que era muito estreita para permitir o máximo de desempenho”, destacou Horner.
“Esperamos que com uma janela mais ampla Lawson se adapte melhor ao carro. Também vamos tentar proteger Liam de suas expectativas. Claro que quando Alex e Pierre estavam no time, Max ainda não era tetracampeão. Ele ainda não havia vencido um campeonato, mas temos um posicionamento muito claro dentro da equipe sobre a posição de Max e o que precisamos do segundo piloto”, finalizou o chefe da Red Bull.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.