Red Bull reage, e Verstappen lidera treino livre 3 em Ímola. Norris e Hamilton fecham top-3

Em sessão marcada por vários tempos deletados em razão dos limites de pista da curva 9, Max Verstappen provou que a Red Bull segue viva na briga. O holandês foi o mais rápido do treino livre na manhã deste sábado em Ímola

Os melhores momentos dos treinos livres da F1 em Ímola (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

A Red Bull está, sim, viva na briga no fim de semana do GP da Emília-Romanha. Depois de uma sexta-feira dominada pela Mercedes nos treinos livres em Ímola, Max Verstappen foi o mais rápido do TL3 no circuito italiano na manhã deste sábado (17). Com 1min14s958, o holandês conseguiu encaixar a melhor volta do fim de semana até agora. Lando Norris, com a McLaren, surpreendeu e virou o segundo tempo, 0s456 atrás de Max, enquanto Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o terceiro, 0s557 mais lento na comparação com o rival da Red Bull. Sergio Pérez, para provar a evolução dos taurinos em Ímola, foi o quarto, enquanto Charles Leclerc colocou a Ferrari no top-5.

Pierre Gasly voltou a andar bem com a AlphaTauri e fechou em sexto a sessão desta manhã, terminando logo à frente da Ferrari de Carlos Sainz. Valtteri Bottas, líder dos dois treinos de sexta-feira, foi apenas o oitavo, 0s950 mais lento que Verstappen. Fernando Alonso, com a Alpine, apareceu numa boa nona posição, enquanto Esteban Ocon colocou o segundo carro da equipe francesa na lista dos dez primeiros.

Max Verstappen provou que a Red Bull segue forte e na briga em Ímola (Foto: Red Bull Content Pool)

A sessão foi marcada por uma série de tempos deletados. Todos por conta da infração ao passar além dos limites de pista da curva 9. A questão tende a ser uma das grandes polêmicas da definição do grid de largada em Ímola.

A classificação do GP da Emília-Romanha acontece logo mais, a partir de 9h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Saiba como foi o treino livre 3 do GP da Emília-Romanha de F1

Com temperatura ambiente na casa de 10ºC e 20ºC no asfalto, a Fórmula 1 abriu o sábado com o terceiro treino livre do fim de semana em Ímola.

Segundo a determinação da direção de prova para o sábado, os carros foram liberados para passar por cima nos trechos das curvas 14 e 15. Nada, portanto, foi mencionado sobre a curva 9, trecho onde vários pilotos excederam os limites da pista e tiveram os tempos de volta deletados nos treinos de sexta-feira.

Kimi Räikkönen, primeiro piloto a acelerar nesta manhã, já teve o seu primeiro tempo deletado justamente por ter excedido os limites da curva 9. O veterano foi seguido por Mick Schumacher e Nikita Mazepin, os novatos pilotos da Haas. E assim como Kimi, Schumacher e Mazepin também tiveram seus primeiros tempos de volta deletados por passar além dos limites da curva 9.

Diferente do que se viu no primeiro treino, na sexta-feira, a sessão que abriu os trabalhos do sábado começou morna e com poucos carros na pista. A maior parte dos carros só deixou os boxes depois de 15 minutos de sessão.

A Ferrari voltou a andar forte em Ímola (Foto: AFP)

Dentre os pilotos das equipes da frente do pelotão, Carlos Sainz e Charles Leclerc foram os primeiros a marcar tempo. O monegasco assumiu a liderança com 1min17s321, seguido por Räikkönen e Fernando Alonso em terceiro. A McLaren já estava na pista com Daniel Ricciardo, enquanto a Mercedes se preparava para mandar à pista Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. O mesmo aconteceu com a Red Bull, que liberou Sergio Pérez e, depois, Max Verstappen.

Durante sua volta de saída para marcar tempo, Ricciardo foi atrapalhado pela Ferrari de Sainz. O australiano não conseguiu fazer uma boa volta, indicando que a McLaren ainda não se encaixou a Ímola. Já a Ferrari tinha dobradinha com Leclerc em primeiro, com 1min16s795, e Sainz em segundo, 0s106 mais lento que o companheiro de equipe. Antonio Giovinazzi, com a Alfa Romeo, e Nicholas Latifi, com a Williams, surpreendiam e apareciam em terceiro e quarto, respectivamente, após 25 minutos de sessão.

A Red Bull enfim mostrou serviço. Com Pérez, os taurinos subiram para a ponta com 1min16s642. Leclerc chegou a assumir a dianteira, mas teve seu tempo de volta deletado após exceder os limites de pista da curva 9. O mesmo aconteceu com Valtteri Bottas, que virou 1min16s402, mas também teve seu tempo excluído pela mesma infração.

F1; FÓRMULA 1; NICHOLAS LATIFI; WILLIAMS
Nicholas Latifi escapou na saída da curva Villeneuve e causou a bandeira vermelha no TL3 em Ímola (Foto: Reprodução)

A sessão teve um breve período de bandeira vermelha. Nicholas Latifi escorregou ao passar pela chicane da curva Tamburello e bateu de leve sua Williams no muro. O canadense ainda conseguiu sair e voltar para os boxes, tendo o carro avariado na asa dianteira.

Com a bandeira verde, a Mercedes voltou à pista com seus dois carros calçando pneus macios, assim como a Red Bull fez com Max Verstappen. A sessão já entrava na sua metade final.

Verstappen pulou para a ponta com 1min16s251. Só que o holandês durou apenas alguns segundos como P1: Bottas cravou 1min15s984 e retomou à sua posição habitual no fim de semana. Logo depois, a cronometragem da F1 informou que o tempo registrado por Max também foi deletado por ter excedido os limites de pista na curva 9.

Os limites de pista voltam ao centro da discussão da F1 neste fim de semana (Foto: Red Bull Content Pool)

Em seguida, Hamilton marcou seu tempo com pneus macios, mas não conseguiu superar Bottas, ficando a 0s174 do companheiro de equipe. Só que o heptacampeão foi mais um a ter seu tempo excluído. Desta forma, Pérez estava em segundo, com Lando Norris em terceiro e Lance Stroll, com a Aston Martin, em quarto.

Logo depois, enfim Verstappen conseguiu encaixar uma volta limpa e assumiu a ponta com 1min15s895, 0s089 mais rápido que Bottas. Pérez aparecia em terceiro, enquanto Hamilton, por ter seu melhor tempo deletado, aparecia apenas em P16, 1s2 atrás do companheiro de equipe.

Pierre Gasly manteve a ótima performance da AlphaTauri em Ímola (Foto: Red Bull Content Pool)

Pierre Gasly, que havia escapado pouco antes na saída da curva Tosa, chegou a virar líder do treino com sua AlphaTauri calçada com pneus médios. Com os macios, contudo, Leclerc retomou a dianteira com 1min15s738. Verstappen subiu para terceiro e Sainz era o quarto colocado.

Naquele momento, com 17 minutos para o desfecho do treino, vários carros estavam na pista, o que gerou grande tráfego em Ímola. Yuki Tsunoda reclamou de Pérez, que estava à sua frente: “Ele não se mexe!”.

Ainda havia muito o que rolar no TL3. Hamilton, de penúltimo, pegou o ‘elevador’ e subiu para primeiro com 1min15s515, melhor tempo do fim de semana até então. Mais surpreendente foi a presença de Norris em segundo com a McLaren e tempo apenas 0s022 mais lento que o do heptacampeão. Leclerc era o terceiro, seguido por Gasly e Verstappen.

Norris tratou de voar em Ímola com uma grande volta: 1min15s414, 0s101 mais rápido que Hamilton. O prodígio da McLaren acabava de assumir a liderança com 11 minutos para o fim do TL3.

Max Verstappen mostrou que a Red Bull segue na briga em Ímola (Foto: Red Bull Content Pool)

Os minutos finais reservaram uma prévia do que pode ser a classificação de logo mais, com praticamente todos os pilotos na pista fazendo suas voltas rápidas. Verstappen destruiu o tempo de Norris e virou 1min14s958 para virar líder do treino. Em seu giro com pneus macios, Pérez ficou longe de Max e ficou 1s1 atrás. Na volta seguinte, o mexicano se aproximou um pouco mais e subiu para quarto, 0s593 mais lento que o holandês.

A dupla da Mercedes sequer abriu volta rápida para as últimas simulações em ritmo de classificação, e isso confirmou a presença de Verstappen como líder do TL3 do GP da Emília-Romanha.

Fórmula 1 2021, GP da Emília-Romanha, Ímola, treino livre 3:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda1:14.958 18
2L NORRISMcLaren Mercedes1:15.414+0.45617
3L HAMILTONMercedes1:15.515+0.55718
4S PÉREZRed Bull Honda1:15.551+0.59318
5C LECLERCFerrari1:15.738+0.78021
6P GASLYAlphaTauri Honda1:15.890+0.93222
7C SAINZFerrari1:15.908+0.95021
8V BOTTASMercedes1:15.909+0.95119
9F ALONSOAlpine1:16.186+1.22820
10E OCONAlpine1:16.228+1.27020
11Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:16.230+1.27220
12L STROLLAston Martin Mercedes1:16.245+1.28719
13D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:16.253+1.29517
14S VETTELAston Martin Mercedes1:16.389+1.43119
15G RUSSELLWilliams Mercedes1:16.427+1.46920
16M SCHUMACHERHaas Ferrari1:16.448+1.49022
17N LATIFIWilliams Mercedes1:16.537+1.57915
18A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari1:16.612+1.65422
19K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari1:16.803+1.84523
20N MAZEPINHaas Ferrari1:17.398+2.44023

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube