Red Bull revela avanço em construção de novo túnel de vento: “Pode nos ajudar já em 2026”
Pierre Waché, diretor-técnico da Red Bull, afirmou que o cronograma da construção do novo túnel de vento da equipe está “três meses à frente” do previsto
A Red Bull está investindo em um novo túnel de vento para a equipe na Fórmula 1. Ao final da temporada 2023, Christian Horner, chefe da equipe, chamou a instalação atual de “relíquia de guerra” e anunciou que planejava construir uma nova. Agora, com o cronograma mais avançado do que o esperado, a esquadra já prevê um impacto no desenvolvimento do carro em 2026.
De início, era esperado que o túnel de vento novo fosse utilizado apenas no desenvolvimento do carro de 2027. Agora, com o cronograma “três meses à frente” do previsto, Pierre Waché, diretor-técnico da Red Bull, confirmou em entrevista à revista inglesa Autosport que o impacto pode ser mais imediato.
Ainda assim, manteve os pés no chão e destacou que alguns contratempos podem surgir no projeto e alterar essa previsão. De qualquer maneira, exaltou a importância de substituir a instalação atual, que, segundo Waché, já era usada na época em que o pai de Max Verstappen corria na Fórmula 1.
“Com o trabalho de construção e, depois, todas as novas máquinas, nunca se sabe quando vai chegar, mas estamos adiantados em relação ao cronograma no momento. Estamos três meses à frente dos planos. O pessoal está fazendo um ótimo trabalho, mas nunca se sabe se vai haver atrasos em algum outro lugar. É um grande projeto”, definiu.
“Talvez já nos ajude mais tarde no ano [2026]. É o túnel de vento mais antigo do esporte. Até discuti isso com Jos Verstappen outro dia, que já usavam esse túnel quando ele estava na Arrows. É uma ferramenta antiga que atualizamos. Há muitas coisas mais novas dentro, mas temos algumas limitações. Sabemos dessas limitações e tentamos contorná-las, mas isso é claramente mais difícil quando se está buscando uma pequena diferença”, pontuou Waché.
“É por isso que investimos no novo túnel. Acreditamos que podemos nos beneficiar mais do novo do que do modelo atual”, encerrou o diretor-técnico da Red Bull.
Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.