Red Bull se aproxima, mas Rosberg retoma ponta e comanda segundo treino livre da F1 para GP dos EUA
Nico Rosberg retomou a ordem do campeonato na tarde texana da F1 e liderou a segunda sessão de treinos livres nesta sexta-feira (21). Mas a liderança não foi tão folgada quanto no TL1. Na verdade, a Red Bull se aproximou com Daniel Ricciardo, que terminou em segundo, a menos de dois décimos do alemão. Lewis Hamilton foi apenas o terceiro. Entre os brasileiros, Felipe Nasr foi melhor que Felipe Massa e fechou as atividades em 13º. O piloto da Williams foi o 16º
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A ordem atual da F1 foi restabelecida em Austin. Ao menos, no segundo treino livre para o GP dos EUA. Se pela manhã texana foi Lewis Hamilton quem liderou até com certa folga a Mercedes, a tarde a história mudou. Com a pista mais emborrachada, Nico Rosberg deu o troco no companheiro de equipe e virou o melhor tempo da sessão complementar do dia. O alemão fechou a sexta-feira (21), então, com 1min37s358, andando com os supermacios.
Confira como foi o segundo treino livre para o GP dos EUA de F1
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Quando a F1 voltou à tarde para o segundo treino livre, as temperaturas em Austin já estavam mais amenas, na casa dos 21ºC e sem qualquer possibilidade de chuva – no asfalto, os termômetros marcavam 36 graus. E o primeiro a ir à pista foi Esteban Gutiérrez, a bordo do carro da casa. Com a Haas equipada com pneus médios, o jovem mexicano abriu a cronometragem com 1min42s246. Pascal Wehrlein, que voltou à Manor depois de ser substituído por Jordan King no TL1, se colocou em segundo.
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Com pouco mais de 20 minutos, a Ferrari decidiu andar com os supermacios. E quem primeiro saiu com os vermelhos foi Räikkönen. Mas o finlandês não conseguiu tirar o melhor dos supermacios e ainda acabou saindo da pista, desperdiçando o stint. Vettel veio logo na sequência e rapidamente se pôs em segundo, com 1min38s178.
Obedecendo ao roteiro anterior, a Mercedes e a Red Bull esperaram um pouco mais para vir à pista com os supermacios. Mas quando vieram, acabaram superando facilmente a Ferrari. Rosberg cravou 1min37s358 e viu Ricciardo ficar a menos de um décimo atrás, em segundo. Hamilton ainda melhorou, mas não foi capaz de superar os dois ponteiros, ficando em terceiro, à frente de Vettel e Verstappen.
Quem também se juntou aos pilotos em stints com os vermelhos foi a Sauber. E Felipe Nasr logo apareceu em 11º. E o último a entrar na pista com os supermacios foi Fernando Alonso com a McLaren. E o espanhol logo assinalou a oitava melhor marca da sessão, se posicionando logo atrás das duas Force India de Nico Hülkenberg e Sergio Pérez. Button veio na sequência e superou o companheiro de equipe.
Dessa forma, o top-10 era formado por Rosberg, Ricciardo, Hamilton, Vettel, Verstappen, Hülk, Pérez, Button, Alonso e Räikkönen. Enquanto isso, Nasr aparecia em 13º, três posições melhor que Massa.
Aí a sessão precisou ser interrompida. Isso por conta de detritos no asfalto entre as curvas 3, 4 e 5. Foram três minutos de bandeira vermelha. E claro que a paralisação acabou também prejudicando muito quem fazia simulações de prova.
Quando as ações foram retomadas, a pista se encheu novamente. E aí todo mundo passou a se dedicar às simulações de corrida, usando inicialmente os pneus supermacios e, mais tarde, os macios. Algumas equipes, como a Williams, também optaram por andar com os médios – a versão mais dura do fim de semana. Nesta configuração, a Mercedes continuou andando forte, especialmente com Rosberg. Vettel também exibiu um ritmo bom com os macios.
Como sempre acontece, por conta do ritmo de corrida na parte final da sessão, os tempos não mudaram na tabela. Assim sendo, Rosberg fechou a sexta-feira na frente em Austin, seguido por Ricciardo e o companheiro Hamilton.
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F1, GP dos EUA, Austin, Treino Livre 2:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:37.358 | 33 | ||
2 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:37.552 | +0.194 | 33 | |
3 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:37.649 | +0.291 | 32 | |
4 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:38.178 | +0.820 | 35 | |
5 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 1:38.258 | +0.900 | 27 | |
6 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:38.508 | +1.150 | 32 | |
7 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:38.568 | +1.210 | 31 | |
8 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:38.713 | +1.355 | 29 | |
9 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:38.801 | +1.443 | 30 | |
10 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:38.865 | +1.507 | 31 | |
11 | 55 | CARLOS SAINZ JR. | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:38.971 | +1.613 | 31 | |
12 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | 1:39.159 | +1.801 | 23 | |
13 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:39.189 | +1.831 | 28 | |
14 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:39.197 | +1.839 | 34 | |
15 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 1:39.202 | +1.844 | 36 | |
16 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:39.281 | +1.923 | 30 | |
17 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:39.455 | +2.097 | 34 | |
18 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:39.554 | +2.196 | 24 | |
19 | 31 | ESTEBAN OCON | FRA | MANOR MERCEDES | 1:40.086 | +2.728 | 27 | |
20 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | 1:40.114 | +2.756 | 26 | |
21 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:40.219 | +2.861 | 28 | |
22 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:41.131 | +3.773 | 31 |