Red Bull sofre repetição de problema no fluxômetro durante GP da Malásia: "Claramente há problemas"

Christian Horner, chefe da Red Bull, revelou que o mesmo problema no sensor de combustível fornecido pela F1 ocorrido na Austrália se repetiu na Malásia. "Informamos à FIA e perguntamos se poderíamos 'reviver' a peça no grid, mas ela não voltou a ligar"

A Red Bull voltou a ter problemas com os sensores de combustível no GP da Malásia, segunda etapa da temporada 2014 da F1. A mesma falha apresentada no GP da Austrália no fluxômetro disponibilizado pela FIA às equipes voltou a se repetir em Sepang, instantes antes da largada para a corrida malaia.
 
Os desdobramentos do novo episódio, contudo, foram diferentes do que se viu em Melbourne. Naquela ocasião, a equipe dos energéticos se viu obrigada a utilizar o próprio fluxômetro por conta da falha no sensor padrão do carro de Daniel Ricciardo, o que levou o piloto a ser punido com a perda de seu segundo lugar final e à consequente exclusão da classificação da prova, bem como à perda dos pontos.
 
A mesma sequência ocorreu em Sepang, mas sem punições. Christian Horner, chefe da esquadra dos energéticos, alertou a FIA a respeito do problema antes mesmo da largada. “Ele falhou antes da corrida”, disse o dirigente britânico à revista ‘Autosport’. “Informamos a FIA sobre isso e perguntamos se poderíamos ‘reviver’ a peça no grid, efetivamente desligando e ligando o carro”, explicou.
Fluxômetros da Red Bull voltaram a apresentar problemas na Malásia (Foto: Paul Gilham/Getty Images)

“Fizemos isso no início da corrida, mas ele não voltou a ligar. Desta forma, durante toda a corrida o sensor não estava funcionando. Acho que isso demonstra claramente que há problemas com estes sensores”, acusou Horner.

 
O chefe da Red Bull, no entanto, acredita que não se trata de um problema exclusivo da Red Bull, embora não saiba indicar os motivos que levaram o fluxômetro padrão da FIA a falhar pela segunda vez consecutiva. “Não tenho a menor ideia do por que. Obviamente, temos uma grande quantidade de dados aqui para analisar. Teoricamente, não deveria haver uma razão, mas temos de olhar e entender.”
 
“Aparentemente, todos estão felizes com os sensores. Mas a Toro Rosso teve duas falhas no início do fim de semana, e já houve outras questões por todo o grid”, destacou Horner, citando o time filial da empresa. “São os únicos casos que conhecemos, mas certamente não é um problema exclusivo da Red Bull”, encerrou.
 
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