Relatório canadense aponta que erros no transporte do carro de Gutiérrez mataram fiscal em Montreal

De acordo com as investigações, o guindaste-móvel que atropelou Mark Robinson, de 38 anos, estava indo acima da velocidade permitida e levava o carro da Sauber a uma altura maior que a necessária

Um relatório das autoridades do Quebec apontou que uma série de erros matou Mark Robinson, de 38 anos, após o GP do Canadá, disputado no mês de junho. Depois daquela corrida, o fiscal estava ajudando no transporte do carro de Esteban Gutiérrez de volta aos boxes quando acabou tropeçando e foi atropelado pelo guindaste-móvel.

De acordo com o relatório, o veículo estava se movendo acima da velocidade limite, a 11 km/h, o que equivale a uma corrida leve de uma pessoa. Além disso, o carro de Gutiérrez estava mais alto que o permitido, a mais de 2 m do solo. Por causa disso, Robinson e alguns colegas precisaram ficar em volta guindaste na tentativa de estabilizar a Sauber, contrariando a recomendação de não haver ninguém próximo do maquinário.

O fiscal pouco antes do acidente (Foto: Twitter/F1McG)

A investigação ainda apontou que os erros no incidente significam que os fiscais não estavam treinados para fazer o resgate do carro da forma correta. Por causa disso, a organização da corrida já se comprometeu a mudar os procedimentos para 2014 e preparar melhor todo mundo que estiver na pista.

Apesar disso, o promotor do GP, François Dumontier afirmou a uma emissora local que não há problemas na instrução dos fiscais. “Nós fizemos essa operação mais de cem vezes nos últimos anos, de recuperar um carro com segurança, e nada aconteceu”, disse.

O relatório canadense, no entanto, indica que a pressa para tirar o carro de Gutiérrez antes que os torcedores entrassem na pista também acabou resultando no acidente. Um acordo antes da prova previa que as arquibancadas só seriam liberadas quando todos os carros estivessem no pit-lane. Como consequência, a torcida não deve poder entrar no traçado nos próximos anos.

Os organizadores devem receber uma multa, mas o valor ainda não foi definido pelas autoridades locais.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.