Renault diz que falhas em Jerez são inaceitáveis e garante trabalho árduo por solução para testes no Bahrein

Diretor-técnico adjunto da Renault, Rob White afirmou que os contratempos enfrentados em Jerez pela fabricante são inaceitáveis, mas garantiu que tudo está resolvido para a próxima bateria de teste s no Bahrein

Renault sofreu com falhas na primeira semana de testes em Jerez (Foto: Getty Images)

Rob White, diretor-técnico adjunto da Renault, afirmou que os problemas apresentados pelos o novo motor V6 na primeira semana de testes em Jerez são inaceitáveis. A Red Bull, a Toro Rosso e a Caterham, as equipes que utilizam as unidades francesas, foram prejudicadas e pouco conseguiram andar na pista espanhola. As três sofreram com contratempos mecânicos no que diz respeito ao motor, além de falhas no sistema de armazenamento de energia.

Enquanto o trio completou ao todo 151 voltas em quatro dias de treinos, as rivais mostraram enorme confiabilidade. A Mercedes percorreu 875 giros pelo traçado andaluz. Já a Ferrari deu 444 voltas. "Não conseguimos acumular a quilometragem suficiente e, portanto, não tivemos um desempenho aceitável", disse White. "As causas subjacentes não são simples: não há um único componente ou sistema que tenha causado um determinado problema."

"Uma série de coisas interligadas é o que tem sido problemático, principalmente em matéria de controle e operação de vários subsistemas do motor. Por exemplo, no primeiro dia, tivemos problemas com um subsistema do armazenamento de energia que não tinha ligação direta com o funcionamento da bateria ou com a operação dela. Era uma parte eletrônica", explicou.

"Posteriormente, tivemos problemas com os turbocompressores e com sistemas associados à gestão do motor. Depois, isso ainda provocou danos mecânicos", acrescentou.

Apesar dos diversos contratempos, White se disse confiante e acha que tudo estará pronto e devidamente resolvido para a segunda bateria de treinos, no Bahrein, a partir do dia 19 de fevereiro. "Nesta fase do ano, cada quilômetro é extremamente valioso. Nós reconhecemos que estamos longe do tipo de trabalho que havíamos planejado, mas toda a informação é útil. Ao lidar com questões que nos afastaram de nosso planejamento, o que resultou em tempos mais lentos, as poucas voltas percorridas também nós deram maior compreensão dos problemas que estamos enfrentando. Nós absolutamente esperamos ter uma solução definitiva para a sessão no Bahrein", declarou.

Por fim, perguntado se foi a favor dos novos regulamentos para 2014, o diretor da Renault disse que sim. "Sem dúvida. As novas regras são um enorme desafio, mas também uma grande oportunidade. É importante sempre colocar a F1 na vanguarda da tecnologia", respondeu, admitindo que a fabricante francesa ainda tem um longo caminho pela frente.

"O passo que devemos tomar agora para alcançar um desempenho aceitável é maior do que o imaginado. É inaceitável não termos sido capazes de minimizar os problemas o suficiente para permitir que nossos parceiros pudessem testar. Estamos trabalhando arduamente para corrigir isso a tempo para o Bahrein", encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.