Renault garante participação de Ricciardo no desenvolvimento do carro em 2020

Cyril Abiteboul afirmou que Daniel Ricciardo apenas não será envolvido no trabalho que já está sendo feito com o carro de 2022. O chefe da Renault também descartou tratamento preferencial a Esteban Ocon neste ano por conta da partida do australiano para a McLaren

A Renault não vai ignorar Daniel Ricciardo no desenvolvimento do carro da temporada 2020 da Fórmula 1. Apesar de o australiano já estar fechado com a McLaren para o próximo ano, Cyril Abiteboul assegurou que Esteban Ocon não contará com tratamento privilegiado.

Ricciardo aceitou a proposta da McLaren para substituir Carlos Sainz Jr. na equipe no próximo ano. O espanhol foi recrutado pela Ferrari para a vaga deixada por Sebastian Vettel.

Ainda assim, a Renault não planeja manter Daniel afastando do desenvolvimento, também por considerar que a rival de Woking terá de usar seus tokens de desenvolvimento para lidar com a mudança para o motor Mercedes em 2021.

F1 2020 Austrália Melbourne Renault Estaban Ocon Daniel Ricciardo
Estaban Ocon e Daniel Ricciardo formam a dupla da Renault em 2020 (Foto: Renault)
Paddockast #67 | Barrichello melhor que Schumacher?
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

“Não vai haver nenhum tratamento preferencial entre Esteban e Daniel na esteira da decisão dele, porque não é a política do time”, disse Ricciardo. “Sejamos honestos, também não é uma necessidade, já que não estamos lutando pelo campeonato no momento. Não faria absolutamente nenhum sentido, e Daniel estará envolvido no processo de desenvolvimento do carro”, seguiu.

“Com a maneira como está a estrutura, que o desenvolvimento do carro está mais ou menos congelado entre este e o próximo ano, e a McLaren também terá de usar seus tokens na integração pura de chassi/motor, então não tem desenvolvimento de performance, isso vai nos dar a oportunidade de trabalhar de uma maneira extremamente normal com Daniel”, ponderou. “A única coisa é que ele não será exposto a 2022. Mas, falando francamente, não seria de qualquer forma, pois ainda está muito longe da perspectiva do piloto, ainda que uma parte substancial da nossa força de trabalho já esteja em 2022”, ressaltou.

Fechado com a McLaren para 2021, Ricciardo recordou a mudança da Red Bull para a Renault e admitiu que até espera algum desconforto no reencontro com algumas pessoas do time, mas assegurou que está focado em seu trabalho com os franceses.

“Talvez no primeiro encontro com algumas pessoas no time possa ter aquele momento de, talvez, não sei se a palavra é constrangimento, mas eu passei por isso há alguns anos”, lembrou. “Mas, de fato, acho que, como o tempo passou desde a notícia e eu falei, se já não vi, com alguns dos membros do time, acho que é realmente a volta ao trabalho”, afirmou.

“Estamos todos empolgados em voltar a correr. Tomara que tenhamos um conjunto de corridas e a chance de terminar isso de maneira forte. Então, do meu lado, isso ficou para trás. Isso não está na minha linha de pensamento no momento e não estará até o próximo ano. Então, sim, vamos seguir em frente”, assegurou. “Também passei alguns dias no simulador, então vi algumas pessoas pela fábrica e não teve nenhum olho roxo ou soco no estomago. Então acho que estamos todos seguindo em frente e vamos dar tudo de nós até o fim do ano”, concluiu.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.