Renault mais rápida, Mercedes com maior quilometragem e Williams na lanterna: os números dos testes da F1
A primeira semana de testes da F1 nos deixa com dados interessantes, apesar de alguns deles ainda não pintarem muito bem o panorama da temporada. Em termos de velocidade dos carros, os pneus usados camuflam desempenhos e colocam Nico Hülkenberg em uma inesperada primeira posição
A primeira semana de testes da Fórmula 1 já terminou. Os quatro primeiros dias foram produtivos para equipes e pilotos, que acumularam dados importantes sobre os novos carros de 2019. Mesmo que ainda seja muito cedo para traçar conclusões concretas sobre a divisão de forças, consequência dos diferentes cronogramas em termos de pneus e quantidade de combustível, a nova temporada começa a ter um panorama mais claro.
Em termos de voltas rápidas, a situação é embaralhada pelos diferentes tipos de pneus. O líder foi Nico Hülkenberg, da Renault, seguido da dupla da Toro Rosso. A situação, todavia, não soa realista – os pilotos usaram pneus C5, o mais macio disponibilizado pela Pirelli em Barcelona. Lewis Hamilton, por sua vez, não foi além do C4. Sebastian Vettel e Charles Leclerc, com a aparentemente forte Ferrari, não saíram do C3, equivalente ao macio. O mesmo vale para a Red Bull, que ficou na metade de trás da tabela em termos de tempos.
Robert Kubica e a Williams, carro que menos andou até aqui (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
1 | N HÜLKENBERG | Renault | 1:17.393 | C5 | |
2 | A ALBON | Toro Rosso Honda | 1:17.637 | +0.244 | C5 |
3 | D KVYAT | Toro Rosso Honda | 1:17.704 | +0.311 | C5 |
4 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:17.762 | +0.369 | C5 |
5 | D RICCIARDO | Renault | 1:17.785 | +0.392 | C5 |
6 | V BOTTAS | Mercedes | 1:17.857 | +0.464 | C5 |
7 | L HAMILTON | Mercedes | 1:17.977 | +0.584 | C4 |
8 | C LECLERC | Ferrari | 1:18.046 | +0.653 | C3 |
9 | S VETTEL | Ferrari | 1:18.161 | +0.768 | C3 |
10 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:18.431 | +1.038 | C4 |
11 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:18.511 | +1.118 | C3 |
12 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:18.558 | +1.165 | C4 |
13 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:18.563 | +1.170 | C3 |
14 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:18.720 | +1.327 | C3 |
15 | P GASLY | Red Bull Honda | 1:18.780 | +1.387 | C3 |
16 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:18.787 | +1.394 | C3 |
17 | P FITTIPALDI | Haas Ferrari | 1:19.249 | +1.856 | C4 |
18 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:19.664 | +2.271 | C2 |
19 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:19.944 | +2.551 | C3 |
20 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:20.997 | +3.604 | C3 |
21 | R KUBICA | Williams Mercedes | 1:21.542 | +3.905 | C2 |
Quando o assunto é quilometragem, a situação fica menos complexa. Mercedes e Ferrari sobraram como equipes com mais voltas somadas, com ambas girando na casa de 600 voltas. Nenhuma das duas teve problemas mecânicos significativos, conseguindo cumprir o planejamento inicialmente previsto. O piloto líder no quesito foi Lewis Hamilton, que alcançou o total de 307 giros em Barcelona, equivalente a 1.432 km.
No extremo oposto, sem surpresas, estavam George Russell e Robert Kubica. Os pilotos da Williams perderam dois dias e meio de atividades e, ainda por cima, não foram muito longe quando tinham carro para tal.
1 | L HAMILTON | Mercedes | 307 |
2 | V BOTTAS | Mercedes | 303 |
3 | S VETTEL | Ferrari | 303 |
4 | C LECLERC | Ferrari | 295 |
5 | A ALBON | Toro Rosso Honda | 268 |
6 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 255 |
7 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 252 |
8 | N HÜLKENBERG | Renault | 248 |
9 | P GASLY | Red Bull Honda | 238 |
10 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 237 |
11 | L NORRIS | McLaren Renault | 236 |
12 | D KVYAT | Toro Rosso Honda | 214 |
13 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 209 |
14 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 198 |
15 | D RICCIARDO | Renault | 186 |
16 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 151 |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 125 |
18 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 97 |
19 | P FITTIPALDI | Haas Ferrari | 61 |
20 | R KUBICA | Williams Mercedes | 48 |
21 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 40 |
1 | MERCEDES | Mercedes | 610 |
2 | FERRARI | Ferrari | 598 |
3 | ALFA ROMEO | Alfa Romeo Ferrari | 507 |
4 | TORO ROSSO | Toro Rosso Honda | 482 |
5 | RED BULL | Red Bull Honda | 475 |
6 | McLAREN | McLaren Renault | 445 |
7 | RENAULT | Renault | 434 |
8 | HAAS | Haas Ferrari | 384 |
9 | RACING POINT | Racing Point Mercedes | 248 |
10 | WILLIAMS | Williams Mercedes | 88 |
As voltas dadas por cada motor, por sua vez, parecem ir contra a lógica. A Mercedes, que desde 2014 aparece como a montadora mais confiável, é apenas terceira no ranking – e atrás até mesmo da Honda. A Ferrari nada de braçada no quesito. A situação tem explicação: a equipe alemã, apesar de andar muito nos testes, fornece unidades de potência para Racing Point e Williams, duas das que menos andaram até aqui.
1 | FERRARI | Ferrari | 1489 |
2 | HONDA | Honda | 957 |
3 | MERCEDES | Mercedes | 946 |
4 | RENAULT | Renault | 879 |
Relacionadas
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Evelyn Guimarães, Vitor Fazio, Eric Calduch e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.