Renault revela que McLaren recusou parceria para troca de dados: “Oportunidade perdida”

Renault revela proposta de parceria com McLaren além dos motores, também trocando informações e dados. Na visão de Cyril Abiteboul, o time de Woking desperdiçou uma ótima oportunidade, mas crê que a Renault tem forças e ferramentas para crescer nos próximos anos

Com o anúncio que a McLaren optou pelos motores Mercedes a partir de 2021 na Fórmula 1, a Renault ficará sem equipes clientes na categoria. Na visão de Cyril Abiteboul, chefe da escuderia francesa, o time de Woking perdeu uma oportunidade ao optar por motores alemães.
 
Além da proposta de renovação do fornecimento das unidades de potência, a Renault também propôs uma parceria de colaboração com a McLaren, trocando dados e informações. Para Abiteboul, os dois perdem sem o acordo, já que a equipe inglesa resolveu reeditar a parceria com a Mercedes, que não acontecia desde 2014.
 
"Acho que poderíamos ser fortes juntos, baseado na abordagem da nossa parceria. Sem isso, seremos mais fracos do que poderíamos ser, na minha opinião, foi uma oportunidade perdida, mas não é como se algo vai nos colocar em uma posição muito mais fraca do que agora", declarou o chefe de equipe ao site ‘Motorsport.com’.
Carlos Sainz (Foto: McLaren)
Apesar da oportunidade perdida, o chefão da Renault tem confiança que o time traz ferramentas suficientes para se virar e crescer, mas admite que a proposta para a McLaren foi fora do comum.
 
"Eu entendo que a nossa proposta para a McLaren foi fora do comum, de tentar trabalhar com a mente aberta sobre a forma que os times podem colaborar entre si. Temos um fantástico modelo entre Haas e Ferrari, esse é só um modelo diferente entre dois times. Então, é uma oportunidade perdida, mas sabemos o que devemos fazer, estamos cheios de armas para trabalhar sozinhos em todos os aspectos", completou.
 
A Renault ocupa a quinta posição no Mundial de Construtores, atrás da McLaren. As equipes retornam no GP do Japão, que será disputado em Suzuka, no dia 13.
 
Paddockast #36
O MELHOR PILOTO SEM VITÓRIA NA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube